Início » Animais » Serpente de duas cabeças nasce na Austrália

Serpente de duas cabeças nasce na Austrália

Lucas R.

Publicado em

Serpente de duas cabeças nasce na Austrália
Essa cobra de duas cabeças recebeu o nome de Duas-Caras, em homenagem a Harvey Dent, inimigo de Batman no filme O Cavaleiro das Trevas.

Acredita-se que a chance de uma cobra ter duas cabeças seja de 1 em 100.000. Mesmo assim, às vezes a natureza nos dá essas peculiaridades da biologia, como aconteceu na Austrália com o nascimento de uma píton de duas cabeças.

O animal nasceu em cativeiro. Ela foi então levada para um veterinário de animais exóticos em Jindalee, Queensland. Aqueles que a acolheram para cuidar dela a batizaram de Duas-Caras, em homenagem a Harvey Dent, inimigo de Batman que morre no final do filme de 2008 O Cavaleiro das Trevas.

O veterinário Josh Llinas afirmou:

“A cobra nasceu em cativeiro e inicialmente pensava-se que eram gêmeas no ovo, mas quando chocou descobriu-se que não era o caso. Não se sabe ao certo como isso ocorreu, mas acredita-se que eles estavam destinados a serem gêmeas e que não se dividiram completamente. Todos os outros indivíduos na ninhada eram normais, então não se espera que tenha sido um problema de incubação”.

Serpente de duas cabeças nasce na Austrália
A cobra investigada com o corante de contraste é destacada em vermelho e laranja. A maior parte do corante atinge uma única cabeça, provavelmente devido ao coração suprir cada cabeça separadamente, à esquerda, e um close da cobra carinhosamente apelidada de “Duas caras”. Imagem: The Unusual Pet Vets

Llinas aponta que as chances de uma cobra sobreviver nessas condições são difíceis.

“Nesse caso, os desafios seriam as dificuldades básicas de locomoção devido às alterações severas na coluna e na posição das cabeças. Haveria dificuldades para comer, já que é uma espécie constritora. Teria sido difícil para o alimento passar pelo ponto de inserção da segunda cabeça. Havia dois corações e um era bem menor – estava sendo comprimido pelo coração maior, e suspeitava-se que iria falhar em um futuro próximo.”

Por causa de tudo isso, os tratadores decidiram sacrificar a píton de duas cabeças. A autópsia revelou que a cobra tinha dois cérebros, dois pulmões, dois estômagos, duas vesículas biliares e dois corações. Todas essas eram condições impossíveis para sua sobrevivência.

Ambas as cabeças compartilhavam um único conjunto de intestinos e rins, e tinham apenas um testículo entre eles (uma cobra normal tem dois). Embora cada cabeça funcionasse independentemente, era a esquerda que decidia em que direção o corpo se movia.

Serpente de duas cabeças nasce na Austrália 3
Reprodução

Curiosidades sobre bichos de duas cabeças

Animais de duas cabeças têm policefalia, que deriva da palavra grega poly, que significa “muitos” e kephale, que significa “cabeça”. Animais com essa condição, também chamada de parapagia dicefálica, têm duas cabeças em um único torso.

Cada cabeça de um animal com essa condição tem seu próprio cérebro, e eles compartilham o controle dos órgãos e membros, embora a estrutura específica das conexões varie em cada caso. Animais com esta condição raramente vivem mais do que alguns meses.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.