Será que existe uma relação íntima entre a comida e o humor?

Não é incomum vermos uma série de memes na internet que envolvem a relação entre a comida e o humor, principalmente quando o assunto chega aos doces ou petiscos irresistíveis. Mesmo que engraçados, bem sabemos que existem pessoas com diversas variações emocionais que encontram prazer em uma simples ação: comer.

Você já parou para pensar que todos os eventos sociais que criamos, desde as festas de aniversário até as reuniões de trabalho sempre incluímos comes e bebes variados? Será que de fato existe uma relação entre a comida e o humor?

Mistérios do Mundo

Recentemente várias pesquisas têm sido feitas sobre os estados negativos do corpo que são capazes de levar uma pessoa a comer em excesso. De acordo com análises de profissionais em psicologia e neurologia, os circuitos ativados têm uma relação íntima com o prazer emocional que a comida pode oferecer: ou seja, muitos pacientes tendiam a procurar produtos mais pesados, como alimentos gordurosos em momentos de angústia e solidão, como se o ato estivesse relacionado com um “preencher-se emocional”, conforme diz um artigo publicado no periódico Psycosomatic Medicine.

Mistérios do Mundo

Os pesquisadores N. Rose, S. Koperski e B.A. Golomb também demonstraram como a depressão afeta a alimentação, de modo que alimentos estimulantes como café ou chocolate são mais ingeridos durante essa fase emocional, quando várias cargas de serotonina são liberadas no organismo.

O artigo Oral perceptions of fat and taste stimuliare modulated by affect and mood induction, publicado em 2013 na PLoS ONE, informa que o ato de “comer emocional” é o mais responsável pelas doenças das quais estão listadas o infarto, obesidade e as doenças de ordem emocional, como ansiedade e depressão. Ainda de acordo com as pesquisas, muitos jovens que foram questionados afirmaram estar felizes após fazerem suas refeições, o que nos leva a outras diversas questões sérias com relação ao tipo de alimento que escolhemos para ingerir.

Ou seja, há de fato relações íntimas entre a comida e o humor. Coma melhor e assim sua saúde mental e emocional agradecem.

[UOL]

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...