Secas em rios europeus revelam pedras com mensagens preocupantes

A água é o recurso mais importante para a manutenção das sociedades humanas, já que nossa própria vida depende dela, bem como muitas outras atividades – como a navegação, o comércio, a agricultura e etc. Por isso, fenômenos naturais e crises que afetem diretamente os sistemas de abastecimento de água podem levar cidades a um verdadeiro colapso.

Foto: Hypeness / Reprodução

Durante o verão passado, na Europa, as secas que se observaram principalmente durante o mês de agosto revelaram um lado “sombrio” do passado europeu. Mais especificamente na República Tcheca, foram encontradas antigas pedras, localizadas no Rio Elba, com mensagens no mínimo preocupantes, tratando da seca do rio e sobre as consequências que ela pode levar para a população. Essas pedras – algumas mais que centenárias -, eram colocadas como sinais de advertência, para que as pessoas da época ficassem atentas às baixas no nível da água.

Foto: Hypeness / Reprodução

Conforme relatado pelo portal ‘ScienceAlert‘, na época, uma das pedras encontradas no Rio Elba continha os inscritos “Wenn du mich siehst, dann weine” (“Se você me ver, chore”), e serve como um exemplo do teor das mensagens que eram inscritas com o objetivo de alertar a população. Esta pedra foi datada de 1616. Outra pedra semelhante, de 1417, dizia algo como “Nós choramos – Estamos Chorando – Você vai chorar. Quem já me viu, chorou”.

Foto: Hypeness / Reprodução

As secas, ao longo da história da Europa, foram particularmente caóticas por conta dos efeitos prejudiciais na navegação (técnica de importância crucial para o funcionamento do mercado durante muitos séculos), abastecimento de água potável, pesca e agricultura. Nos períodos em que a seca atingiu o continente europeu, foram registrados problemas econômicos, aumento no preço dos produtos e uma elevação no número de pessoas que sofriam com a fome – apenas para citar alguns dos problemas que levaram as pessoas a levar tão a sério assim a questão das secas.

Foto: Hypeness / Reprodução

No ano passado, o Rio Elba atingiu seu menor nível em um período histórico de quase meio século. Além das pedras de alerta, foram encontradas também algumas bombas, restos de embarcações e outras lembranças da Segunda Guerra Mundial.

Foto: Hypeness / Reprodução
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.