fbpx

Casal brasileiro planta 2 milhões de árvores em 20 anos para restaurar uma floresta

O desmatamento, no Brasil, assim como em grande parte do mundo, é um problema que afeta de forma quase incalculável a natureza e o meio-ambiente, causando danos em florestas, matas nativas e afetando, por consequência os próprios seres humanos, que cada vez contam com menos florestas.

Algumas pessoas, no entanto, se preocupam em contrabalancear todos os abusos que são cometidos contra a natureza, tentando recuperar aquilo que se já se perdeu e evitar novas destruições.

Esse é o caso do Instituto Terra, feito a partir da iniciativa do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Deluiz Warnick Salgado. Juntos, eles decidiram lutar contra o desmatamento, principalmente depois de terem encontrado um cenário de destruição massiva na antiga fazenda de gado que havia pertencido à família de Sebastião, em Aimorés/MG. Depois de ter sido vendida, a área que antes abrigava a fazenda (e uma imensa área verde) estava completamente destruída do ponto de vista ambiental, como você pode ver na foto abaixo.

Sebastião Salgado

Tão destruído como a floresta estava no ponto de vista ambiental, Sebastião Salgado e sua esposa começaram a trabalhar na reconstrução do local, tentando “devolver à natureza o que décadas de degradação ambiental destruíram”, como dizem no site do Instituto.

“A terra estava tão doente quanto eu – tudo estava destruído. Apenas cerca de 0,5% da área estava coberta por árvores. Então eu e minha esposa tivemos a brilhante ideia de replantar a floresta. Quando começamos a fazer isso, todos os insetos, pássaros e peixes voltaram e, graças ao aumento na quantidade de árvores, eu também renasci – este foi o momento mais importante”, disse Sebastião Salgado para o jornal ‘The Guardian‘, ainda em 2015.

Instituto Terra

Todo o trabalho árduo das equipes do Instituto Terra já provocaram resultados visíveis na área da Fazenda Bulcão, como você pode ver nas fotos. Foram, ao total, cerca de 2 milhões de árvores plantadas:

institutoterra
institutoterra

Estima-se que mais de 170 espécies de pássaro, 33 espécies de mamíferos, 293 espécies de plantas e muitas outras espécies de répteis e anfíbios voltaram para o local após o reflorestamento

institutoterra
Sebastião Salgado

Este é Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia, responsáveis pela iniciativa do Instituto Terra.

Ricaro Beliel

Precisamos de mais iniciativas como essa!

Ajude a manter o projeto Mistérios do Mundo no ar

Inscreva-se no canal do YouTube do Mistérios do Mundo

Terra plana: E se o terraplanistas estivessem certos?

E no canal de nosso parceiro Climatologia Geográfica

E se um magnetar chegasse perto da Terra?

você pode gostar também
3 Comentários
  1. Neuma Moreira Diz

    Gostaria que fizesse uma reportagem, com fotos,do NIOBIO , BRASILEIRO

  2. Agildo Pereira Nogueira Diz

    Parabenizo ao casal Sebastião Salgado pelo belíssimo trabalho que fizeram em sua propriedade em Minas Gerais. Hoje pretendo arborizar minha cidade. Entretanto, falta-me recursos. Já deveríamos ter uma Instituição que apoiasse esssas iniciativas que tanto bem fazem ao Planeta.

  3. Cássio Cavalcante Diz

    Parabéns pelo maravilho ato de humanidade que o casal junto com toda a equipe tiveram. São exemplos como este que ainda me faz acreditar na humanidade , literalmente nós colhemos aquilo que plantamos , não será diferente na vida de vocês, Eu e a natureza agradecemos… Deus abençoe a todos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.