O perigo do fenômeno das ondas quadriculadas

A natureza tem de bela e misteriosa o que também tem de perigosa. Na Ilha de Ré, território pertencente à França, ocorre um dos fenômenos marítimos mais curiosos (e bonitos) do mundo. Periodicamente, o oceano que circunda a ilha costuma apresentar ondas que formam quadrados perfeitos, criando um visual que se assemelha a um tabuleiro de xadrez. Não apenas por isso, mas também por conta desta característica peculiar, a ilha atrai muitos turistas todos os anos.

Imgur

O fenômeno, chamado em inglês de “cross sea”, ocorre quando há uma colisão entre duas correntes marítimas, criando um ambiente extremamente perigoso na água. Apesar de belas, as ondas quadriculadas possuem uma força surpreendente.

Dois sistemas climáticos diferentes uns dos outros podem criar um mar cruzado quando as ondas dos sistemas se encontram. Até que as primeiras ondas tenham se dissipado, elas criam uma situação perigosa nas praias e no mar em si.

Este fenômeno é bastante comum e uma grande porcentagem de acidentes com barcos pequenos e médios teve como causa o mar cruzado. As embarcações se saem melhor contra ondas grandes quando estão perpendiculares à elas. Em um mar cruzado, é mais provável que os barcos sejam atingidos de maneira perigosa, podendo virar.

Por isso, se um dia você se encontrar próximo a uma região onde esteja se formando ondas desta natureza, o melhor a se fazer é sair de perto o mais rápido possível.

ibkeepr/Reddit

Para os curiosos, no entanto, a Ilha de Ré disponibiliza um farol (construído ainda em 1854) que permite observar o fenômeno de longe, e de forma segura. É uma experiência que realmente vale a pena, por conta da sua raridade em outras regiões.

Mais alguém se lembrou do tabuleiro do jogo “Batalha Naval” vendo essas fotos?

você pode gostar também
1 comentário
  1. Verônica Lima Holanda Diz

    É realmente incrível!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.