Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Se você consegue ouvir as cores ou saborear sons, é possível que você tenha sinestesia

Pode parecer um tanto estranho, mas uma parte da população mundial possui uma interferência nos sentidos que as faz perceber o “som” das cores e o “sabor” das texturas, por exemplo.

No século passado, com a medicina e psicologia atrasadas, essa condição era vista como uma fantasia, e fruto da imaginação. Entretanto, vários estudos já demonstraram que a sinestesia é uma interferência real, e que existem certos elementos comuns nas pessoas com a condição.

Mistérios do Mundo

O tipo mais comum de sinestesia faz com que os afetados enxerguem os números e algumas palavras sempre com uma cor determinada. Isso significa, por exemplo, que vão sempre enxergar o número 3 com a cor verde, ou qualquer outra cor.

Pesquisas detectaram que esses comportamentos podem estar associados à aprendizagem das letras e números. Algumas crianças, ao começarem seus estudos nas séries iniciais, podem associar cores aos números e letras, e nesse momento começam a apresentar sinestesia.

Mas a condição pode ir mais além, já que sentidos muito mais complexos podem ser mesclados. Algumas pessoas, por exemplo, possuem a capacidade de tocar algum objeto e, dependendo de sua textura, sentir um sabor específico. Em outros casos, as cores também são associadas com sons ou melodias – ou até mesmo odores.

Mistérios do Mundo

Na maioria dos casos, as pessoas que possuem sinestesia demoram para perceber que são “diferentes”, e que não são todos que são capazes de sentir o mundo da mesma forma que eles. Existem muitos músicos, pintores e escritores famosos com sinestia. Vincent Van Gogh e David Hockney, por exemplo, possuíam a condição – o que leva algumas pessoas a crer que isso tenha algo a ver com a peculiaridade em suas pinturas. Pharrell Williams, Steve Wonder, Lady Gaga e Billy Joel também são sinestésicos, bem como o escritor Nabokov, o cientista Nicola Tesla e a atriz Marilyn Monroe.

Mistérios do Mundo

E se você ainda não sabe se possui a condição, segue um último teste. Como lhe soa esse iogurte? Sim, alguns sinestésicos também confundem o paladar e a audição.

Mistérios do Mundo

Comentários
Carregando...