Passar pelos scanners do aeroporto é apenas mais uma parte da rotina de viagem hoje em dia. Já se perguntou o que essas máquinas realmente mostram? Elas são construídas para detectar quaisquer objetos escondidos sob as roupas, o que significa, sim, que podem “ver” através das roupas até certo ponto.
A tecnologia para garantir a segurança das companhias aéreas está em constante evolução. Alguns anos atrás, o detalhe nas telas desses scanners era muito mais, digamos, revelador. Shawna Malvini Redden, PhD, pesquisadora de comunicação e autora do livro *101 Pat-Downs*, vem acompanhando a TSA desde 2010. Ela revelou ao Reader’s Digest como as versões anteriores dessas máquinas podiam mostrar algo que parecia um corpo nu detalhado.
Você deve se lembrar da confusão quando imagens que supostamente eram desses scanners apareceram na internet, causando um grande alvoroço com seu detalhe explícito. “As versões iniciais dos scanners foram lançadas sem quaisquer proteções de privacidade, e os TSOs no posto de controle podiam estar olhando para imagens nuas dos passageiros enquanto eles passavam pela triagem”, confirmou Malvini Redden.
Esse detalhe deixou as pessoas alarmadas nas redes sociais. Um usuário chocado reagiu: “Espera, quando você passa pelo scanner de segurança do aeroporto, os agentes da TSA veem você nu???!!?!! Eu deveria ter flexionado!!!!!!!!”
Mas espera aí— as coisas mudaram desde aqueles dias selvagens de 2013. A tecnologia avançou, garantindo mais privacidade para os viajantes. Malvini Redden esclarece que as máquinas modernas usam um sistema diferente. “Agora, quando os passageiros são escaneados, as máquinas devem gerar imagens genéricas de um corpo em vez da imagem única do passageiro.” Então, em vez de uma foto de nu em alta resolução, o que aparece é mais como um esboço de boneco ou contorno de uma boneca.
Esses scanners mais novos, equipados com software de privacidade, agora mostram apenas um simples contorno de uma pessoa com um sistema de alerta colorido. Malvini Redden detalha, “Com as máquinas de onda milimétrica que têm o software de privacidade instalado, os TSOs estão vendo apenas este contorno com um sinal verde de ‘liberado’ ou vermelho de ‘pare e verifique’.” Se a máquina detecta algo estranho nos seus bolsos, ela não grita para todos ouvirem, mas simplesmente marca a área com um alerta na figura genérica, geralmente onde o objeto está localizado. Por exemplo, “Se alguém tem algo nos bolsos, por exemplo, a máquina colocará uma nota de alarme na região da virilha do boneco de papel para que o oficial saiba geralmente onde procurar.”
Então, embora possa parecer um espetáculo de alta tecnologia, os scanners de aeroporto de hoje são mais sobre segurança e menos sobre sua privacidade. Você não precisa se preocupar com alguém analisando os detalhes do seu corpo; eles estão apenas procurando por aquela garrafa de água que você esqueceu na bolsa.