Sangue-dourado: Conheça o tipo sanguíneo mais raro do mundo

Versão em vídeo:

Versão em texto:

Você provavelmente conhece todos os tipos sanguíneos ensinados na escola, e se você é uma pessoa precavida certamente sabe de cabeça qual é o seu. O que você talvez não saiba é que existe um tipo de sangue que pouquíssimas pessoas conhecem. Oficialmente conhecido como “RH Nulo”, este tipo sanguíneo recebe o apelido de “sangue dourado”, e apenas 43 pessoas no mundo inteiro já foram encontradas com esta raridade correndo em suas veias.

Este tipo sanguíneo foi descoberto em 1961, e mesmo sendo conhecido pela ciência há tanto tempo, ele continua sendo extremamente raro. Apesar de parecer interessante e tentador ter o sangue dourado em seu corpo, saiba que ele pode ser bastante perigoso se você um dia precisar de uma transfusão.

Isso porque, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, uma pessoa com sangue do tipo RH Nulo não pode receber transfusões de nenhum outro tipo sanguíneo com antígenos RH. É por isso que as raríssimas pessoas que já foram encontradas com este tipo sanguíneo foram amplamente incentivadas a tornarem-se doadores. Como mais de 99% das pessoas do mundo inteiro possuem antígenos RH, pode ser bem difícil encontrar doadores caso você precise justamente dessas raríssimas exceções. É possível afirmar, para se ter uma ideia, que apenas uma a cada 6 milhões de pessoas ostentam essa raridade no sistema circulatório. Talvez seja mais fácil ganhar na loteria do que nascer com essa condição!

Pixabay

O RH Nulo é uma condição que pode ser passada de forma hereditária, o que significa que as 43 pessoas que já foram registradas com este tipo sanguíneo podem aumentar esse número significativamente à medida em que suas famílias cresçam. Segundo a BBC, que recentemente publicou uma extensa reportagem sobre o tema, o sangue RH Nulo já foi encontrado em pessoas no Brasil, bem como outros países espalhados pelo mundo, como Colômbia, Japão, Irlanda e Estados Unidos. Para ser mais exato, um estudo publicado por cientistas do Paquistão apontou que o sangue dourado já foi visto em aproximadamente 14 famílias.

Não é de se descartar, no entanto, que esses números sejam bem maiores, já que muitas pessoas sequer sabem qual é o seu tipo sanguíneo. Uma pesquisa de 2017 feita pelo Datafolha, por exemplo, apontou que 40% dos brasileiros entrevistados não sabiam qual era o seu tipo. Mesmo que a medicina e a ciência já tenha provado ao longo do tempo que essa informação pode ser extremamente útil para salvar sua vida em um momento de emergência, não são todos que tomam essa precaução. Por isso, se você é uma dessas pessoas que nunca fez o teste e jamais se preocupou em descobrir o seu tipo sanguíneo, quem sabe se você não faz parte desta imensa minoria?

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.