Pular para o conteúdo
A surpreendente história de Salt Bae, o churrasqueiro da carne de ouro

A história do polêmico Salt Bae, o churrasqueiro da carne de ouro

O chef turco Salt Bae, também conhecido como Nusret Gökçe, virou assunto no Brasil depois que jogadores da seleção brasileira de futebol visitaram seu restaurante, o Nusr-Et, em Doha, no Catar, no dia 2 de dezembro, durante a Copa do Mundo.

Nas imagens compartilhadas na internet, Gökçe pode ser visto ensinando o jogador de futebol Vinicius Júnior e outros atletas a salgar a carne no estilo que já virou marca registrada do chef.

O prato principal do restaurante, chamado Golden Ottoman Steak, é um corte de carne revestido em ouro 24 quilates e custa o equivalente a cerca de US$ 600, mais de R$ 3.000. Além de Vini Jr, outros jogadores de futebol como Éder Militão, Gabriel Jesus e Bremer também marcaram presença no hotel de luxo onde fica o restaurante.

O farto jantar gerou críticas por sua ostentação, principalmente considerando as atuais dificuldades vividas por muitos no Brasil. Os jogadores enfrentaram reações negativas, mas a atenção sobre Gökçe e seu restaurante só aumentou, seja na imprensa ou nas redes sociais. O próprio Gökçe chamou a atenção ao entrar em campo durante a final da Copa do Mundo. Esta semana, o US Open Cup anunciou nas redes sociais que Gökçe seria proibido de comparecer à final.

Quem é Nusret Gökçe, o Salt Bae

Gökçe, que é conhecido por sua aparência elegante, incluindo óculos escuros, bigode aparado e um sorriso brilhante, também é uma figura misteriosa, e tem um passado obscuro, dos quais poucas informações são conhecidas. Além de ser conhecido pelo nome artístico, Salt Bae, pouco se sabe sobre sua vida pessoal.

Sabe-se que ele nasceu em 1983 nos arredores de Istambul, na Turquia, mas sua data exata de nascimento e informações sobre seus familiares não estão disponíveis ao público.

Gökçe deu entrevistas, inclusive ao Wall Street Journal, onde mencionou ter tido uma infância muito pobre. Ele teria abandonado a escola aos 5 anos para ajudar no sustento de sua família, que incluía um pai garimpeiro e cinco irmãos. Aos 13 anos, tornou-se aprendiz de açougueiro e trabalhou por anos na indústria.

Há uma lacuna nas informações sobre sua vida até que ele abriu sua primeira churrascaria em Istambul em 2010, aos 27 anos. O restaurante, que apresentava apresentações de salga de carne pelos garçons e um ambiente luxuoso, rapidamente ganhou popularidade entre os jogadores de futebol.

Gökçe abriu filiais em Doha e Abu Dhabi em 2014, e em Ancara e outras cidades da Turquia antes disso. Em 2017, um vídeo de Gökçe salgando carne viralizou nas redes sociais e ajudou a aumentar sua fama, levando à abertura de filiais em Miami e Nova York, nos Estados Unidos.

No ano seguinte, Gökçe vendeu uma participação de 17% no negócio por $ 200 milhões para os fundos de investimento Tomas Capital e NovaCopper. Além de sua rede de restaurantes, Gökçe também lançou uma linha de produtos de carne de marca e tem acordos de endosso com empresas como Chivas Regal e Audi.