Isso é o que você deve fazer caso seja atacado por um cão

Cães são animais adoráveis na maior parte do tempo, principalmente quando estamos lidando com animais domesticados e acostumados ao convívio com seres humanos. No entanto, nem todos cachorros estão acostumados conosco, e alguns podem inclusive ter sido levados a agir de forma agressiva com seres humanos, seja por influência negativa de seus “donos”, ou pelo completo abandono e até mesmo instinto.

Por isso, é sempre importante saber como lidar com um cão que está lhe atacando ou prestes a atacar. Confira algumas dicas que podem ser úteis:

Saiba o que você deve fazer caso seja atacado por um cão
Shutterstock

1. Os animais podem pressentir o seu medo.

Não apenas os cães, mas muitos outros animais podem pressentir o seu medo, por isso é importante que você tente o máximo possível conter o pânico e agir de forma tranquila. Pode ser extremamente difícil em alguns casos, mas demonstrar para o cão que você está em uma situação de inferioridade em relação à ele pode servir justamente como o combustível que faltava para que ele realmente lhe ataque (caso ainda não tenha atacado).

2. Não balance os braços e pernas.

De forma instintiva, muitas pessoas podem tentar afastar o animal com chutes no ar ou com o balançar dos braços. No entanto, o cão pode interpretar estas atitudes como ameaças. Por isso, o mais indicado é que você permaneça rígido, de preferência sem olhar para o animal. Ignorando a presença do animal, ele pode rapidamente perder o interesse em você e deixá-lo em paz.

3. Grite de forma rígida com o animal.

Tente não fazer sons agudos, mas gritar com o animal mandando-o recuar, de forma rígida e confiante, pode fazer com que ele hesite em ataca-lo. É importante, no entanto, que você evite o contato visual direto – por isso, mantenha o animal em sua visão periférica.

Isso é o que você deve fazer caso seja atacado por um cão
Shutterstock

4. Distraia o cão da forma que você puder.

Se você tiver algum tipo de comida na sacola ou mochila, pode ser exatamente isso que fez com que o animal se atraísse por você. Por isso, use todos os recursos possíveis para afastar sua atenção.

5. Caso a situação saia do controle, use o que você puder para se defender.

Uma mochila, uma sacola ou até mesmo uma jaqueta podem servir como proteção em um momento de emergência. Tente não fazer contato visual direto com o cão, e evite ao máximo dar as costas para ele. Outra dica importante, quando possível, é encontrar um local mais alto (como uma árvore) para se proteger, ou pedir abrigo em alguma residência.

6. Lute contra o animal.

Realmente esperamos que você nunca se encontre nessa situação, mas caso você realmente tenha tentado de tudo e não tenha sido possível evitar que o cão comece a tentar lhe morder, você precisa se defender. Por isso, golpeie preferencialmente na garganta, focinho e na parte de trás da cabeça do animal. Isso pode lhe dar minutos preciosos para fugir. Durante estes confrontos, use sua voz o máximo possível, tanto para amedrontar o animal como para chamar a atenção de alguém que esteja passando na rua no momento e possa lhe oferecer ajuda.

Não hesite em usar qualquer ferramenta ou arma que possa lhe ajudar a salvar sua vida, lembre-se que um ataque pode ser fatal.

você pode gostar também
1 comentário
  1. carol Diz

    Inclusive as baratas voadoras sentem quando vc está com medo e voam bem em sua direção. hahah malditas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.