Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Saiba como se tornar mais inteligente em 10 passos

Todo fim de ano lidamos com o mesmo drama: milhares de estudantes que irão prestar o vestibular não economizam pesquisas para se tornarem mais inteligentes e assim assegurarem uma boa nota na prova.

Entretanto, tornar-se inteligente é um hábito gradual e se inicia a partir de escolhas que fazemos. Pensando nisso, preparamos para você 10 práticas que te farão mais inteligente. Comece-as, pratique-as e compartilhe conosco seus resultados:

10 – Melhore suas faculdade mentais

Mistérios do Mundo

Alguns jogos, caça palavras, sudoku, quizzes, puzzles de lógica, entre muitos outros estão aí exatamente para te desafiar e ajudá-lo a superar os seus limites. Existem diversos sites que podem te auxiliar.

Este aqui é um deles. Neste jogo você deve memorizar os números em ordem crescente e clicar corretamente.

9 – Saiba selecionar seus amigos

Os hábitos dos seus amigos influenciam mesmo que minimamemente a sua vida social e afetiva. Estudiosos especialistas em QI afirmam que o seu coeficiente se dá por uma média das cinco pessoas mais próximas a você.

Tenha cuidado com quem você seleciona e busque companhias mais saudáveis.

8 – Selecione aquilo que faz

É fundamental procurarmos selecionar bem onde gastaremos o nosso tempo. Procure otimizar seus dias com coisas que estimularão o seu cérebro ao invés de passar o seu dia de maneira infrutífera em sites e redes sociais.

Faça uma seleção pessoal de livros interessantes ou acompanhe as postagens do Misérios do Mundo para conhecer as inúmeras maravilhas que o mundo nos oferece: isso ajuda bastante.

7 – Organize-se

Mistérios do Mundo

Tenha uma agenda pessoal e saiba que confiar na memória não é algo inteligente de se fazer. Tome nota do que é importante e gradualmente você vai precisando menos delas, porque já criou um ritmo de absorção de conhecimento e informações relevantes.

Além de organizar seu método de aprendizado, procure organizar também seu ambiente, afinal é mais difícil se concentrar em um local sujo e bagunçado.

6 – Repasse o conhecimento

Cada vez que descobrir algo interessante, repasse este conhecimento. Além de ser uma forma de você revisar, aprender mais através de dúvidas que a outra pessoa possa ter, você estará também aprendendo mais. Já dizia Einstein que “se você não consegue explicar de uma maneira simples, você não entende o assunto bem o suficiente”.

5 – Saiba que nunca é tarde para nada

Nunca é tarde para começarmos a cuidar de nossa saúde mental e assim ampliarmos a nossa inteligência. Lembre-se do exemplo de Steve Jobs que mesmo sem precisar fazer caligrafia, continuou fazendo e isso foi o que o auxiliou em muitos conceitos de design da Apple.

4 – Seja saudável

O cérebro consome bastante água do organismo enquanto está em atividade e por isso é fundamental, além de beber bastante água, manter uma rotina saudável de alimentação e exercícios físicos.

3 – Aprenda algo diferente

Sabe aquele instrumento que você sempre quis aprender a tocar ou o curso de idioma abandonados pela metade? Pois é a hora de fazê-los é agora.

2 – Pesquise

Acreditar em tudo de antemão não é uma maneira eficiente de se tornar mais inteligente. Procure pesquisar e procurar mais informações que forneçam um embasamento para o conhecimento que você acabou de adquirir. Pesquise a fundo para verificar se o mesmo é válido e tenha cuidado com as fontes que você busca.

1 – Passe um tempo sozinho

Mistérios do Mundo

Ficar sozinho é muito bom para que você possa relaxar, conhecer um pouco a si mesmo e assim ver os pontos que gostaria de mudar em sua vida. Faça isso com frequência para colocar as ideias no lugar, como também procure ceder um tempo a você para sua leitura favorita e um filme legal. Esses hábitos mais simples deixarão seu pensamento muito mais claro não só na hora de fazer qualquer prova, como também na vida toda.

[WikiHow]

Comentários
Carregando...