Saiba como melhorar o seu sinal de Wi-Fi usando plástico e papel alumínio

Procurando por uma forma eficiente e barata de aprimorar a qualidade do sinal da sua conexão Wi-Fi? Uma pesquisa de 2017, realizada pela Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos, pode resolver os seus problemas. De acordo com o estudo, liderado por Xia Zhou, professor assistente de Ciência da Computação, o papel alumínio pode ajudar a elevar o seu sinal de Wi-Fi.

A pesquisa de 2017 explorou um conceito que já havia sido trabalhado anteriormente em outros estudos científicos, envolvendo latas de alumínio como potenciais “refletores” e ampliadores do seu Wi-Fi. No entanto, para este caso, a solução utilizada pelos cientistas foi um tanto diferente.

Conforme explica o comunicado à imprensa da Faculdade de Dartmouth à época, o trabalho de Xia Zhou permitiu a criação de um equipamento muito simples, feito por uma camada de plástico revestida por papel alumínio, e bastante eficiente no objetivo de manter e aprimorar o sinal de Wi-Fi em ambientes fechados.

De acordo com os pesquisadores, a base de plástico pode ser impressa em 3D, e precisa ser coberta apenas por uma fina camada de alumínio, o que segundo eles implica em um investimento máximo de 35 dólares, valor relativamente baixo quando levamos em consideração o preço de antenas e aparelhos que prometem o mesmo resultado e custam muito mais.

O equipamento foi feito com a ajuda de um algoritmo de computador, que determina o melhor formato para aprimorar a cobertura sem fio.

YouTube

Além de melhor a qualidade do sinal no espaço para a área atingida pelo alumínio, o equipamento desenvolvido pelos cientistas também ajuda na manutenção da segurança dos seus dados, já que praticamente “confina” os dados da Wi-Fi em um espaço físico menor.

Confira, no vídeo abaixo, como funciona o equipamento:

Embora não seja uma solução tão eficaz como a apresentada no vídeo, apenas uma folha de papel alumínio já é suficiente para dar uma melhorada no sinal. Basta posicionar a folha como na imagem abaixo:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.