Sabe quanto custa um Oscar?

Oscar statuettes are lined up in a local souvenir shop 10 days prior to this year's upcoming Oscars, the 85th Academy Awards, in Hollywood, California, on February 14, 2013. The ceremony is scheduled for February 24, 2013. AFP PHOTO / JOE KLAMAR (Photo credit should read JOE KLAMAR/AFP/Getty Images)

Com tantas premiações dedicadas ao cinema, como o BAFTA, Movie Awards, Golden Globe e Cannes, o Oscar, que na verdade chama-se The Academy Awards, é o mais prestigiado e tradicional premiação do gênero, celebrada desde a década de 20, e destacando não apenas os atores e diretores envolvidos, mas toda a equipe que participou na construção da obra de arte indicada. Mas, você tem ideia de quanto vale um Oscar? E se alguém quiser vendê-lo, como estipular um preço para ele?

18 dólares. Pode rir.  Segundo o Portal de Artes do Global Media, na base do Óscar está gravado um número de série e um aviso que diz que a estatueta não pode ser vendida ou transferida sem antes ser oferecida à Academia, que tem direito de preferência pelo valor simbólico. É feita com uma liga de cobre, estanho e antimônio e coberta com cobre, níquel, prata e ouro de 24 quilates. Com 33 centímetros de altura e 3,85 quilos, cada estatueta – fabricada pela empresa RS Owens, em Chicago – , custa 18 dólares (13,6 euros).

E se você acha o preço irrisório, é porque ainda não tinha visto o começo da premiação. Devido a guerra e a escassez de metais, o prêmio era feito de gesso. Imagine o valor depois para vender! A primeira estatueta – entregue em 1929 – foi desenhada por um artista de Los Angeles, George Stanley, a partir de uma ideia do diretor artístico da MGM, Cedric Gibbons.

Mas existem artistas que conseguem contornar a situação e ganhar um bom dinheiro com o prêmio. Em 1993, isso não impediu que o Oscar ganho em 1945 pela atriz Joan Crawford por “Milred Pierce” fosse leiloado por 68.500 mil dólares (52 mil euros atuais).

Comentários
Carregando...