Robocalls: você sabe o que são aquelas ligações misteriosas que caem quando atendemos?

Não, não é só você que se sente incomodado com isso: sabe aquelas ligações super chatas que você atende, a pessoa do outro lado da linha não responde nada, e ainda desliga o telefone? Ou ainda aquelas gravações automáticas com ofertas e propagandas, que fazem-nos até ignorar as chamadas com frequência? Pois é: aproximadamente 16,3 bilhões dessas chamadas foram feitas apenas nos primeiros cinco meses de 2018, de acordo com a YouMail – e somente nos Estados Unidos da América. Em maio, os americanos receberam cerca de 4,1 bilhões de robocalls e o pior é o que número vem crescendo.

A YouMail é a responsável por coletar e analisar chamadas por meio de seu serviço de bloqueio robocall. Os dados representam um aumento de quase 900 milhões por mês em comparação com um ano atrás. Imagina só aquelas pessoas que não bloqueiam então!

As robocalls já fizeram vítimas de golpes em todo o mundo: desde médicos que deixaram de atender seus pacientes por tanto receberem ligações falsas, como também imigrantes chineses que perderam milhões com chamadas falsas de um suposto consulado para acertarem sua situação nos Estados Unidos. Ou seja, quem trabalha com o telefone celular está em uma enrascada, pois rastrear as chamadas é algo praticamente impossível.

Essas chamadas usam números falsos de identificação e as ligações atravessam diversas operadoras e tantas redes que um verdadeiro labirinto é formado, basicamente impossível de desvendar.

O lado mais difícil é se proteger dessas chamadas, pois sempre o número muda. E com isso, muitas pessoas acabam sendo prejudicadas, com até mesmo ligações falsas que pedem dados de cartões de banco e prejudicam os mais desavisados.

Desta maneira, nós do Mistérios do Mundo trouxemos algumas dicas especiais para você, assim que receber uma chamada desse tipo. Siga este passo-a-passo:

1 – Primeiramente, ao atender a ligação e ver que nada é respondido, encerre-a imediatamente.

2 – Identifique a origem do número e bloqueie em seu Smartphone, que já possui ferramentas de bloqueio de chamadas pré-instaladas.

3 – Caso não consiga fazer o bloqueio, baixe os aplicativos TrueCaller ou Mr. Number para isso. Com certeza quanto mais números falsos você bloquear, menos será incomodado.

4 – Preste atenção na origem da ligação. Às vezes os números são interestaduais ou mesmo de outros países, com outros tipos de DDD e/ou DDI, sendo que algumas delas até aparecem números como “01” ou “000000”. Nesses casos, verifique se você está esperando alguma ligação de outra localidade e, caso negativo, é melhor nem atender e já bloquear o número.

5 – Em hipótese alguma forneça seus dados pessoais por telefone, menos ainda os dados bancários. Caso tenha algum problema, vá até a sua agência bancária e resolva lá mesmo, ou pelo aplicativo oficial/veículo de comunicação oficial do banco.

Seguindo esses passos você será bem menos perturbado por essas ligações inconvenientes!

[NY Times]

Comentários
Carregando...