Remédio para Alzheimer pode ser usado para regenerar naturalmente os dentes

Os pesquisadores encontraram uma maneira de regenerar dentes podres. Usando uma droga normalmente ministrada em pessoas com Alzheimer, uma equipe de cientistas conseguiu reparar cavidades, estimulando as células-tronco que existem naturalmente no dente para reconstruir o seu tecido ósseo denso.

O tratamento normalmente usado pelos dentistas para tratar cáries e cavidades nem sempre é satisfatório. Os materiais usados atualmente para preencher os buracos podem rachar ou se desintegrar, muitas vezes levando a repetidos procedimentos para preencher as piores cavidades. Eventualmente, as repetidas perfurações na tentativa de tratar o dente podem levar à sua queda. Mas ao tratar as cavidades com uma droga já estabelecida, conhecida como tideglusib, os pesquisadores conseguiram fazer algo notável.

Os dentes são compostos de diferentes camadas. Enquanto o topo é formado por uma camada de esmalte resistente, por baixo desta há uma camada grossa de dentina, que envolve um núcleo macio chamado de polpa. O centro do dente contém células-tronco, mas isso só pode levar a uma reparação limitada na dentina e não é suficiente se o dano ou buraco no dente é muito grande.

A equipe testou o fármaco em camundongos, tratando suas cavidades com uma esponja de colágeno biodegradável embebida em tideglusib. Com o passar do tempo, a esponja degradou-se e foi substituída por dentina recém-sintetizada, efetivamente um trabalho de reparo natural pelas próprias células-tronco do dente. Este método não só incentiva o dente a curar-se, mas elimina muitos dos problemas que são ocasionados pelas técnicas atuais.

“A simplicidade da nossa abordagem torna-a ideal como um produto clínico dental para o tratamento natural de grandes cavidades, fornecendo proteção da polpa e restaurando a dentina”, explica o professor Paul Sharpe, autor principal do estudo publicado na Nature. “Além disso, usando uma droga que já foi testada em ensaios clínicos para a doença de Alzheimer, temos uma oportunidade real de disponibilizar este tratamento odontológico rapidamente em clínicas”.

A capacidade do medicamento de curar os dentes pode revolucionar o modo como os dentistas tratam as cáries. Especialmente considerando que a droga já é disponibilizada para uso clínico, a revolução pode acontecer em breve.

Comentários
Carregando...