A quarentena imposta pelo surto do novo coronavírus vem afetando de várias formas distintas o nosso planeta. Agora, de acordo com cientistas de vários países, a crosta da Terra vem apresentando menos ruídos sísmicos, provavelmente por conta da menor circulação de pessoas e automóveis pelas cidades e também pela paralisação de muitas atividades industriais.
Em situações normais, as atividades humanas provocam um “ruído de fundo”, que é captado por sismógrafos e muitas vezes acabam atrapalhando as previsões de terremotos e ruídos naturais. Agora, no entanto, por conta da diminuição nas atividades humanas, este ruído tem diminuído consideravelmente, tendo inclusive diminuído o ritmo de movimento da crosta terrestre.

Na Bélgica, por exemplo, como informa o ‘Observatório Real’ do país, já foi verificada uma redução de um terço nos ruídos provocados pelas pessoas na crosta terrestre. Isso provavelmente é um resultado das medidas adotadas pelo governo belga, que determinaram o fechamento de restaurantes, bares e escolas – panorama que se repete em vários países, incluindo o Brasil.
Update for Brussels (Station BE.UCCS): The background level remains low and stable (~-33%). We've added more time to the plot so last weeks are more in context. #StayHomeBelgium #StayAtHome #StayHome @CrisiscenterBE pic.twitter.com/bRSPeuxNcG
— Seismologie.be (@Seismologie_be) March 27, 2020
O especialista Thomas Lecocq, do ‘Observatório Real’, lembra que essa diminuição nos níveis de ruídos não são assim tão incomuns, já que muitas vezes são registradas durante feriados nacionais e finais de semana. Agora, no entanto, a redução parece ser bem maior, além de mais prolongada.
Enquanto isso, no Reino Unido, o sismólogo Stephen Hicks, da ‘Imperial College’, relatou que a ‘British Geological Survey’ também verificou uma considerável redução dos ruídos sísmicos no país. Neste caso, muito provavelmente a redução está ligada ao menor fluxo de trânsito na rodovia M4 (que liga a Inglaterra ao País de Gales), onde está localizada a estação.
The #covid19UK lockdown as seen by a seismometer. This week has seen a reduction in average daytime background seismic noise level (purple line). Data is from @BGSseismology station SWN1 located close to the M4 motorway, so this probably reflects less traffic out on the roads. pic.twitter.com/uNhtKmeCdf
— Stephen Hicks 🇪🇺 (@seismo_steve) March 26, 2020
Estas reduções, de acordo com os cientistas, podem impactar a forma como os sismógrafos captam a atividade sísmica natural da Terra, ajudando na previsão de terremotos e outros fenômenos.