Quanto tempo vai levar para a pandemia da Covid-19 terminar?

A pandemia provocada pelo coronavírus segue causando transtornos no mundo inteiro, e no momento os números já dão conta de mais de 265 mil casos de contágio, com mais de 11 mil mortes no mundo inteiro. No Brasil, o dia a dia das pessoas já foi modificado com o distanciamento social incentivado pelos governos e prefeituras. Mas quanto tempo a pandemia deverá durar?

Mesmo para os especialistas, é extremamente difícil supor o tempo de duração que terá a pandemia, já que ele depende de uma série de fatores.

Mark Cameron, imunologista da Case Western Reserve University, conversou recentemente com a ‘BBC’, e disse que a doença pode levar “semanas ou meses” para ir embora. “O que parece é que a situação vai chegar ao ponto de se tornar uma coisa com a qual a população lida naturalmente. Se vai prejudicar o sistema de saúde? Caso as medidas agressivas de saúde pública não contiverem o vírus, ou não forem mantidas por tempo suficiente, provavelmente”, afirmou.

Shutterstock

Para Cameron, o maior problema é a imprevisibilidade do comportamento da população, principalmente nos estágios iniciais da epidemia. Em locais onde os primeiros casos ocorrem em regiões afastadas, é mais fácil conter o avanço desenfreado da doença. Entretanto, quando a Covid-19 começa a aparecer em grandes centros urbanos, a coisa fica bem mais difícil de ser controlada.

Para Sankar Swaminathan, chefe da Divisão de Doenças Infecciosas da Universidade de Utah, a grande maioria das cidades já está fazendo o possível para conter a doença. “Tudo isso vai trazer efeitos sociais profundos. Mas acho que já estamos cuidando disso”, disse Sankar, se referindo à medidas como as que estão sendo adotados, por exemplo, no Brasil, onde escolas, shoppings e teatros já estão fechados, ao mesmo tempo em que as pessoas estão sendo aconselhadas a não saírem de casa.

Uma boa notícia é que a China, de acordo com o governo local, já conseguiu conter o crescimento exponencial dos casos da Covid-19, na última quarta-feira (18), o país registrou o primeiro dia sem nenhum novo caso confirmado da doença, algo inédito desde o início da epidemia.

No Brasil, até as 16h desta sexta-feira (20), eram 651 casos confirmados, com 7 mortes.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Davidmacoy Diz

    Para conter o corona vírus vai necessitar de atitudes radicais e destemidas pelos cientistas.
    É necessário por vacinas recem descobertas em seres humanos infectados o maus rápido possível e deixar pra ver se tem efeitos colaterais depois.
    Parece que o medicamento contra a malária teve exito contra o vírus este medicamento TEM QUE SER APLICADO IMEDIATAMENTE NÃOTEMOS TEMPO A PERDER COM FRESCURAS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.