Quantas vezes você deve lavar sua garrafa de água reutilizável?

por Lucas Rabello
1,7K visualizações

Tem uma garrafa reutilizável? Legal! Mas aqui está a real – ela provavelmente está mais suja do que você pensa. Claro, elas são ecológicas e mantêm você hidratado, mas essas garrafas podem virar verdadeiros viveiros de germes se você não tomar cuidado. Vamos ver como manter sua garrafa limpa e você saudável.

Primeiro de tudo, “Só porque parece limpa não significa que está.” Bactérias e mofo adoram umidade e podem prosperar na sua garrafa se você não for diligente. Você precisa lavar a garrafa regularmente, especialmente se estiver usando todos os dias. Segundo os especialistas, uma boa regra é lavá-la pelo menos uma vez por semana. Mas sejamos realistas, quanto mais frequentemente, melhor, especialmente se você estiver colocando algo além de água.

Então, como lavar? Se sua garrafa for lavável na máquina de louça, essa é a melhor opção. Coloque lá e deixe a máquina fazer o trabalho. Mas se não for, ou se você preferir lavar à mão, aqui está o resumo. “Não apenas enxágue e diga que está tudo bem.” Você precisa entrar lá com sabão e uma escova. Pense nisso como escovar os dentes – você não apenas enxágua a boca e pula a escovação, certo?

Preste atenção especial à tampa e a qualquer outra parte que toque sua boca. Esses pontos são imóveis de primeira para bactérias. Se sua garrafa tiver uma tampa removível ou canudo, desmonte e esfregue cada cantinho. Uma escova de garrafa pode ser uma salva-vidas aqui, alcançando aqueles lugares difíceis.

Agora, sobre o que você coloca na garrafa. Água é a aposta mais segura, mas se você está enchendo com café, suco ou qualquer coisa açucarada, está criando um playground para bactérias. “Açúcar é como um banquete para os germes,” dizem os especialistas. Então, se você está bebendo algo doce, precisa ser extra vigilante na limpeza.

O armazenamento também importa. Se sua garrafa passa o dia balançando na sua bolsa, esfregando contra sabe-se lá o quê, ela vai sujar mais rápido. Tente manter em um lugar onde o bocal não entre em contato com tudo. “Você não lamberia o fundo da sua bolsa, então não deixe sua garrafa fazer isso.”

E, ei, não esqueça de deixá-la secar completamente antes de colocar a tampa de volta. Uma garrafa úmida é um convite aberto para o mofo. “Umidade é a inimiga,” como dizem. Se estiver com pressa, pelo menos deixe a tampa aberta para que entre um pouco de ar.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.