Quando a inclinação da Torre de Pisa vai fazer ela cair?

Especialistas dizem que a torre de Pisa vai inclinar-se por pelo menos mais 200 anos. Mas graças a um projeto de restauração (quando ela estava beirando o colapso), ela ficará de pé por tempo indeterminado.

Desde o momento da sua construção em solos instáveis em 1173, a torre de Pisa se inclina cada vez mais para o sul. Sua inclinação durante a construção influenciou os arquitetos a dobrar a estrutura para o norte, como é possível notar nas suas fotos.

Alguns projetos de construção na região fizeram com que a torre atingisse sua inclinação máxima durante os últimos 2 séculos: 5,5 graus, em 1990. Em diversos cálculos, a torre deveria ter caído com uma inclinação de 5,44 graus, mas, felizmente, desafiou as previsões computacionais até que os engenheiros achassem uma solução para o problema.

O trabalho de restauração realizado de 1999 a 2001 estabilizou a torre. Engenheiros colocaram pesos na extremidade norte da estrutura, enquanto a torre extraía o solo de baixo para cima, afundando lentamente nesta direção.

A torre continua inclinada para o sul, mas agora em 3,99 graus. Salvo um grande terremoto ou outra catástrofe imprevista, os engenheiros acreditam que ela ficará parada por mais alguns séculos.

Comentários
Carregando...