Qual é a temperatura da Lua?

As temperaturas na Lua são excêntricas, variando do calor extremo ao frio insuportável, dependendo do lado que está iluminado pelo Sol. Como a Lua não tem uma atmosfera significativa, ela não mantém o calor ou isola a superfície.

A Lua leva cerca de 27 dias para dar uma volta completa em torno do seu eixo. O dia de um lado da Lua dura cerca de 13 dias e meio, seguido por 13 noites e meia de escuridão. Quando a luz solar atinge a superfície lunar, a temperatura pode chegar a 123º C, enquanto no lado escuro elas atingem -153º C. A Lua tem seu eixo inclinado em cerca de 1,54 graus (muito menos que os 23,44º de inclinação do eixo da Terra. Isso significa que a Lua não tem estações como a Terra.

O Lunar Reconnaissance Orbiter mediu temperaturas de -238º em crateras do polo Sul e -247º em uma cratera do polo Norte lunar. Essa é a temperatura mais fria já registrada no Sistema Solar, ainda mais fria que a de Plutão. Os cientistas pensam que água congelada pode existir nessas crateras, já que elas estão em permanente sombra.

Camadas de isolamento

Os astronautas que foram à Lua estavam protegidos das temperaturas extremas pelos seus trajes espaciais. Os trajes tinham várias camadas de material isolante cobertas por uma camada externa altamente reflexiva, além de sistemas de aquecimento e resfriamento internos.

Temperatura do núcleo

A Lua tem um núcleo rico em ferro, com raio de cerca de 330 km, a temperatura que provavelmente está entre 1327º C e 1427º C.  O núcleo aquece uma camada interna do manto lunar, mas não é quente o suficiente para aquecer sua gélida superfície.

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...