O lado em que você realmente dorme pode ter efeitos diferentes no seu corpo

por Lucas Rabello
123 visualizações

Em nossa busca por uma noite de sono reparador, frequentemente nos deparamos com conselhos sobre a duração do sono, a posição e diversos auxiliares do sono. No entanto, recentes insights do especialista em sono James Leinhardt desafiam algumas crenças antigas sobre o que constitui um bom sono.

Desmistificando a Regra das Oito Horas

Por anos, fomos informados de que oito horas de sono é o padrão de ouro. Leinhardt, no entanto, argumenta que isso é um equívoco. “O principal foco deve ser a qualidade do sono, não a quantidade”, explica ele. Essa mudança de perspectiva é apoiada por pesquisas que mostram que menos de uma em cada cinco pessoas realmente alcança as tão faladas oito horas.

Em vez de se fixar em uma duração específica, Leinhardt sugere que o segredo está em quão revigorado e energizado você se sente ao acordar. Seja você acordando às 6 da manhã ou dormindo mais, a qualidade do seu descanso deve ser a principal preocupação.

Posições Ideais para Dormir

Quando se trata de posições para dormir, nem todas são iguais. Leinhardt recomenda duas posturas específicas para um descanso ideal:

Dormir de Costas: Deitar-se de costas proporciona suporte imediato à coluna, distribuindo uniformemente o peso do corpo no colchão. Para maior conforto, Leinhardt sugere colocar um travesseiro sob os joelhos para inclinar levemente a pelve, permitindo que mais das costas fiquem em contato com a cama.

Dormir de Lado: Evidências clínicas indicam que dormir de lado coloca menos tensão na coluna. O segredo está no alinhamento: ouvidos, ombros, quadris, joelhos e tornozelos devem estar alinhados verticalmente.

A Discussão Esquerda-Direita

Embora a escolha entre dormir do lado esquerdo ou direito seja frequentemente uma questão de preferência pessoal, há algumas considerações a serem levadas em conta. A Fundação do Sono observa que dormir do lado esquerdo pode beneficiar gestantes e pessoas com doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Por outro lado, dormir do lado direito pode ser mais adequado para pessoas com certas condições cardíacas.

Leinhardt elabora essas distinções: “Aqueles que sofrem de pressão alta, serão recomendados a dormir no lado direito e aqueles que sofrem de refluxo ácido e especialmente grávidas, serão aconselhados a deitar no lado esquerdo.”

Para aqueles sem preocupações de saúde específicas, Leinhardt recomenda alternar entre os lados durante a noite. Essa prática pode ajudar a distribuir a pressão e potencialmente melhorar a qualidade geral do sono.

Personalizando Sua Rotina de Sono

À medida que navegamos pelas complexidades do sono, fica claro que uma abordagem única para todos é insuficiente. A principal lição dos insights de Leinhardt é a importância da personalização. Ao focar na qualidade do sono e encontrar as posições que funcionam melhor para nossas necessidades individuais, podemos ir além de regras rígidas e em direção a noites mais repousantes.

Lembre-se, o objetivo não é apenas acumular horas na cama, mas acordar sentindo-se revigorado e pronto para enfrentar o dia. Ao experimentar diferentes posições e durações de sono, preste atenção em como você se sente ao acordar. Essa autoconsciência, combinada com insights de especialistas, pode guiá-lo em direção à sua rotina de sono ideal.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.