Shutterstock

Quais são os idiomas mais difíceis de se aprender?

Aprender novas línguas, além de oferecer uma grande sensação de realização pessoal, é quase uma obrigação para quem pretende tentar a sorte no competitivo mercado das empresas multinacionais. Cargos que anteriormente não exigiam sequer o inglês, hoje em dia tratam a língua inglesa como uma obrigação, com outros idiomas servindo como um “bônus”.

No entanto, qual seria a língua mais difícil para se aprender?

Quais são os idiomas mais difíceis de se aprender?
Shutterstock

Obviamente, trata-se de uma pergunta relativa, e a resposta depende de quem (ou qual povo) especificamente estamos falando. Ironicamente, por exemplo, o mandarim (falado na China) é considerado como um dos idiomas mais complicados de se aprender, mesmo sendo a língua mais falada de forma nativa no mundo inteiro. O problema é que o mandarim utiliza um alfabeto praticamente exclusivo, o que transforma o processo de aprendizado em algo realmente muito difícil para quem está acostumado, por exemplo, com o alfabeto latino.

Além disso, algumas palavras em mandarim costumam ter pronúncias bem diferentes daquelas que estamos acostumados nas línguas que derivaram do latim (ou do germânico, por exemplo), além do fato de que certas palavras possuem mais de um sentido, a depender do contexto.

Outra língua complicada para pessoas familiarizadas com o português, bem como outros idiomas que utilizam o alfabeto romano, é o árabe. Parte do problema com o idioma árabe também está relacionado ao uso de um alfabeto totalmente diferente daquele que estamos acostumados, mas neste caso acrescente ainda o fato de que este idioma é escrito da direita para a esquerda, o que constitui mais uma dificuldade para quem está tentando se adaptar a ele. A tudo isso, some também palavras com pouquíssimas vogais, e você terá uma ideia do por que poucas pessoas conseguem dominar o árabe tendo nascido sem nenhum tipo de raiz em países falantes nativos desta língua. Também não podemos excluir o fato de que o árabe possui diversas vertentes, e os marroquinos, por exemplo, utilizam uma língua com certas diferenças em relação a quem nasce na Arábia Saudita, ou nos Emirados Árabes.

O russo também entra na lista de idiomas complicados por conta do alfabeto, já que trata-se de um idioma que utiliza o chamado alfabeto cirílico, com caracteres que simplesmente não fazem o menor sentido para nós. A cidade de São Petersburgo, por exemplo, recebe o simpático nome de “Санкт-Петербург” em sua língua nativa.

Outras línguas, como o turco e o dinamarquês, apesar de utilizarem um alfabeto muito parecido com o nosso, fazem uso de alguns acentos com os quais você precisará se acostumar caso queira se aventurar em aprender esses idiomas. “Olá, seja bem-vindo”, em turco, se lê “Merhaba, hoşgeldiniz!”, por exemplo.

Agora, se tratando de línguas mais populares, os falantes de português certamente encontram maior facilidade em aprender idiomas como o espanhol, o italiano e até mesmo o romeno, que é esquecido por muitas pessoas, mas também compartilha grandes semelhanças com a nossa língua. Por outro lado, o próprio inglês obriga o estudante a se acostumar com uma grande gama de novos vocabulários e regras gramaticais, a questão é que a forma como o mundo está globalizado hoje em dia praticamente nos força a estarmos acostumados com a língua inglesa. Mais complicado, certamente, é lidar com o alemão, que em algumas palavras se parece com o inglês, mas configura definitivamente um desafio muito maior para os estudantes. Afinal, quem nunca se deparou com uma palavra gigantesca em alemão e sentiu vontade de sair correndo? Para se ter uma ideia, por exemplo, a maior palavra em alemão é “Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft” (a qual quem vos escreve sinceramente não consegue passar do primeiro “fff”). Em português, esta palavra se traduz como “Associação dos Funcionários Subordinados da Construção da Central Elétrica da Companhia de Barcos a Vapor do Danúbio”, portanto fique tranquilo, você dificilmente terá que utilizá-la no dia a dia quando for para a Alemanha.

E para você, qual é o idioma mais difícil? Deixe nos comentários!

buy metformin metformin online