Quais são os idiomas mais difíceis de se aprender?

Aprender novas línguas, além de oferecer uma grande sensação de realização pessoal, é quase uma obrigação para quem pretende tentar a sorte no competitivo mercado das empresas multinacionais. Cargos que anteriormente não exigiam sequer o inglês, hoje em dia tratam a língua inglesa como uma obrigação, com outros idiomas servindo como um “bônus”.

No entanto, qual seria a língua mais difícil para se aprender?

Quais são os idiomas mais difíceis de se aprender?
Shutterstock

Obviamente, trata-se de uma pergunta relativa, e a resposta depende de quem (ou qual povo) especificamente estamos falando. Ironicamente, por exemplo, o mandarim (falado na China) é considerado como um dos idiomas mais complicados de se aprender, mesmo sendo a língua mais falada de forma nativa no mundo inteiro. O problema é que o mandarim utiliza um alfabeto praticamente exclusivo, o que transforma o processo de aprendizado em algo realmente muito difícil para quem está acostumado, por exemplo, com o alfabeto latino.

Além disso, algumas palavras em mandarim costumam ter pronúncias bem diferentes daquelas que estamos acostumados nas línguas que derivaram do latim (ou do germânico, por exemplo), além do fato de que certas palavras possuem mais de um sentido, a depender do contexto.

Outra língua complicada para pessoas familiarizadas com o português, bem como outros idiomas que utilizam o alfabeto romano, é o árabe. Parte do problema com o idioma árabe também está relacionado ao uso de um alfabeto totalmente diferente daquele que estamos acostumados, mas neste caso acrescente ainda o fato de que este idioma é escrito da direita para a esquerda, o que constitui mais uma dificuldade para quem está tentando se adaptar a ele. A tudo isso, some também palavras com pouquíssimas vogais, e você terá uma ideia do por que poucas pessoas conseguem dominar o árabe tendo nascido sem nenhum tipo de raiz em países falantes nativos desta língua. Também não podemos excluir o fato de que o árabe possui diversas vertentes, e os marroquinos, por exemplo, utilizam uma língua com certas diferenças em relação a quem nasce na Arábia Saudita, ou nos Emirados Árabes.

O russo também entra na lista de idiomas complicados por conta do alfabeto, já que trata-se de um idioma que utiliza o chamado alfabeto cirílico, com caracteres que simplesmente não fazem o menor sentido para nós. A cidade de São Petersburgo, por exemplo, recebe o simpático nome de “Санкт-Петербург” em sua língua nativa.

Outras línguas, como o turco e o dinamarquês, apesar de utilizarem um alfabeto muito parecido com o nosso, fazem uso de alguns acentos com os quais você precisará se acostumar caso queira se aventurar em aprender esses idiomas. “Olá, seja bem-vindo”, em turco, se lê “Merhaba, hoşgeldiniz!”, por exemplo.

Agora, se tratando de línguas mais populares, os falantes de português certamente encontram maior facilidade em aprender idiomas como o espanhol, o italiano e até mesmo o romeno, que é esquecido por muitas pessoas, mas também compartilha grandes semelhanças com a nossa língua. Por outro lado, o próprio inglês obriga o estudante a se acostumar com uma grande gama de novos vocabulários e regras gramaticais, a questão é que a forma como o mundo está globalizado hoje em dia praticamente nos força a estarmos acostumados com a língua inglesa. Mais complicado, certamente, é lidar com o alemão, que em algumas palavras se parece com o inglês, mas configura definitivamente um desafio muito maior para os estudantes. Afinal, quem nunca se deparou com uma palavra gigantesca em alemão e sentiu vontade de sair correndo? Para se ter uma ideia, por exemplo, a maior palavra em alemão é “Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft” (a qual quem vos escreve sinceramente não consegue passar do primeiro “fff”). Em português, esta palavra se traduz como “Associação dos Funcionários Subordinados da Construção da Central Elétrica da Companhia de Barcos a Vapor do Danúbio”, portanto fique tranquilo, você dificilmente terá que utilizá-la no dia a dia quando for para a Alemanha.

E para você, qual é o idioma mais difícil? Deixe nos comentários!

você pode gostar também
20 Comentários
  1. jessica naiara de paula Diz

    Eu aprendi o turco, mas o mais difícil não é nem os acentos, ( a pronúncia até que é tranquila) o mais difícil é a ordem que se forma a frase, prq é de trás para frente para nós falantes do português e tbm os sufixos e prefixos que acabam fazendo com que uma frase em português vire apenas uma ou duas palavras em turco 😂 Um exemplo:
    Siz bizim Çekoslavakyalılaştırdıklarımızdan mısınız yoksa Çekoslavakyalılaştıramadıklarımızdan mısınız?

  2. Edizio Diz

    Dos 4 que falo ( portugues, ingles, italiano e alemao, o ultimo é o mais dificil, sofri muito para aprender.

  3. Isaac Salvino Diz

    Bom! Acho que não existe um bicho de sete cabeças quando se tem determinação no aprendizado de qualquer idioma, hoje falo inglês e no início parecia difícil, com determinação estudei 6 anos e hoje considero-me fluente, em seguida fiz 2 anos de alemão e realmente é “kompliziert” rsrsrs mas como gosto das coisas difíceis fui a fundo no aprendizado desse idioma chegando a fazer um intercâmbio em Berlim e confesso: me virei super bem com o idioma alemão em 2 anos de estudo, quando não entendia em alemão apelava pro inglês rsrsrs. E agora estou aprendendo mandarim e ao meu ver não é um idioma tão difícil de se aprender. Tem que estudar e se dedicar porque com certeza tudo fica fácil.
    Gostei muito da matéria 😃😉 show de bola.
    Tschüss!!

  4. Hilmar I S Ferreira Diz

    Esperanto, por certo, está fora disso.

  5. Robson Rossi Diz

    Um dos segredos é se desligar totalmente da língua nativa e cair dentro do idioma. Fato este que me fez aprender muito os idiomas que falo. Qdo se aprende + de 5 idiomas e possível identificar certas similaridades entre eles, mas todo cuidado é pouco, pois existem os falsos cognatos que são verdadeiras armadilhas para os aventureiros que aprendem idiomas. Hoje para mim é tranquilo aprender um idioma, pois dominei a técnica depois de muitos. Allah maak

    1. Gil Diz

      Oi cara quer me dar aula de inglês
      gilcileyaugusto@hotmail.com (eu pago.)

  6. Débora Diz

    Nada se compara ao meu minêreiz, 6 num faiz ideia de como tive que estudá praprender esse trem, sô….

  7. Fernanda Diz

    E o islandês? Li algo sobre ser tão difícil que os próprios islandeses “englesaram” o idioma pra ficar mais fácil – e ainda assim, na minha opinião, continua assustador.

  8. Rogerio Silva Diz

    Estou tentando aprender o Português ainda.kkk

  9. Cristina Diz

    Até agora o inglês tá osso, fui pro alemão e fiquei feliz ,vai entender!!

  10. Dirceu Diz

    “bortaS blr jablu’DI’ reH QaQqu’ nay’!”,. Mais difícil ainda é o klingonês….kkkk

  11. Luana Diz

    Espero aprender pelo menos dois desses idiomas difíceis. Ainda estou no básico do básico do inglês 😥

  12. Odirle Diz

    Mandarim com certeza é o mais difícil.pq ao falar vc precisa TB aprender os Chan yu.que sao 2000 frases.sem ela não se consegue uma leitura e fala fluente em chinês..russo TB e complicado qdo se chega na conversação.mas da pra tira letra..alemão e algumas palavras que são difíceis.mas TB dá pra tira letra..o árabe a escrita com certeza vc perde bastante tempo para aprender.sem conta na conversação vc usa muito a garganta.pq tem sons que exigem isso

  13. Raium shreder Diz

    O idioma mais complicado do ocidente é i português, você começa a aprender desde criancinha e segue aprendendo pelo resto da vida, e mesmo assim tem dúvidas qdo escreve ou fala

  14. Jean Pierre Diz

    Para mim o português que é o idioma mais difícil do mundo, rs

  15. Jabez de Souza Soares Diz

    Ah! Estudo russo e o alfabeto é relativamente fácil depois que aprende o som de cada letra. Nuns dois dias dá para ficar o alfabeto.
    Ruim é pronunciar algumas palavras.

  16. joao Diz

    Estudem polones, ai vocês vão ver o que é língua difícil kkkkkk

  17. Leticia Diz

    Eu tenho 14 anos, e minha na minha escola se ensina inglês, espanhol e alemão.
    Bom eu n sou chegada no inglês, nem no espanhol, mas me apaixonei pela lingua alemã e considero fluente, eu sei parece loucura, não é!?.
    Eu estudei o alemão 9 anos da minha vida e não considero algo impossível de se aprender. A maioria das pessoas se assustam com o tamanho das palavras, por exemplo a palavra “desculpa” que em alemão é “entschuldigung”, mas se vc deseja aprender a falar alemão, NÃO DESISTA!!!! , , com o tempo vai perceber vai perceber que n assim tão difícil (só os verbos separáveis, que na minha opinião são um pouco difíceis mas é só estudar certinho q aprende rápido).
    Em questão da pronúncia, depois que vc aprende o alfabeto e aprende o som de cada letra, começar a ler e falar passa a ser relativamente fácil.
    Quase me esquecendo da escrita rs…. Bem n é difícil “A MAS AS PALAVRAS SÃO GRANDES” sim realmente as palavras são grandes, mas com o tempo depois q vc aprende o alfabeto, o som de cada junção de letra, passa a n ser tão difícil.
    (Uma curiosidade: a escrita dos números a partir do 13 passa a ser ao contrária)
    Ex1: 3 = drei
    13 = dreizehn
    10 = zehn

    Ex2: 5 = fünf
    45 = fünfundvierzig
    40 = vierzig

    (fünf “und” vierzig) “und” significa “e” parece o “and” no inglês não é mesmo?! Rs

    No momento eu curso o 1 ano do ensino médio e falo 3 línguas(inglês, espanhol e o alemão)

  18. Claudemir Diz

    Pesquisem sobre o idioma Húngaro! “A língua que até diabo respeita”!

  19. Laura Diz

    Eu quero muito ser poliglota 😉 ate agora sei falar pouco espanhol, inglês, umas palavras em alemão e outras em francês. Esse ano ( 2019 ) vou pegar pesado no espanhol e alemão 💪👏😊

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.