Imagine estar na sua sala de estar, tomando uma xícara de café, quando de repente, uma rocha espacial cai através do seu telhado! Foi exatamente isso que aconteceu com uma família em Hopewell, Nova Jersey, EUA. Que visitante inesperado, hein?
O meteorito, medindo cerca de 10 por 15 centímetros, causou um grande estrago, atravessando o telhado, o teto e o chão antes de finalmente parar. Felizmente, ninguém se feriu neste encontro extraterrestre. A polícia logo entrou em ação, contatando várias agências para obter ajuda na identificação e proteção da cena.
De onde o meteorito veio?

Mas o que torna esse meteorito ainda mais fascinante é a possível conexão com a chuva de meteoros Eta Aquarids, que na verdade são detritos do cometa Halley.
Essas chuvas de meteoros geralmente enfeitam nossos céus em maio e outubro, iluminando a noite com suas trilhas ardentes.
No entanto, o tamanho deste meteorito levanta algumas questões, já que a maioria dos Eta Aquarids são minúsculos – do tamanho de um grão de areia. Então, a pergunta permanece: essa rocha espacial é realmente parte dos Eta Aquarids, ou é apenas um caso de coincidência cósmica? Teremos que esperar a opinião dos especialistas.
“Os cientistas estimam que cerca de 48,5 toneladas de material meteorítico caem na Terra todos os dias”, segundo a NASA.
E acordo com a National Geographic, apenas uma pessoa na história da humanidade tem a confirmação de ter sido atingida por um meteorito.
“Em uma tarde clara em Sylacauga, Alabama, em 1954, Ann [Ann Hodges] estava tirando uma soneca em seu sofá, coberta por colchas, quando um pedaço de rocha preta do tamanho de uma bola de softball atravessou o teto, quicou no rádio e a atingiu na coxa, deixando um hematoma em forma de abacaxi”, relatou a NatGeo.
Se você encontrar uma rocha peculiar e achar que pode ser um meteorito, lembre-se de que há alguns testes que você pode realizar antes de contatar o museu local. Apenas lembre-se de não mexer com seu campo magnético usando ímãs poderosos, pois essa pode ser a característica mais valiosa cientificamente!