O primeiro pouso lunar de Israel chegou perto de fazer história, mas caiu na tarde de hoje (11 de abril).
A espaçonave robótica Beresheet, construída pela SpaceIL e pela Israel Aerospace Industries (IAI), tinha como objetivo tornar-se a primeira nave israelense e a primeira missão financiada por fundos privados a pousar na Lua. Mas o pequeno robô não conseguiu chegar, chocando-se com o solo cinzento por volta das três horas da tarde. O controle da missão perdeu as comunicações com a espaçonave quando ela estava cerca de 150 metros acima da superfície da lua.
Uma das últimas fotos tiradas por Beresheet da superfície da lua antes de cair
“Tivemos uma falha na espaçonave, infelizmente não conseguimos pousar com sucesso”, disse Opher Doron, gerente geral da IAI durante uma transmissão ao vivo do controle da missão. “É uma conquista tremenda até agora.”
“Se no início você não conseguir, tente novamente”, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que assistiu à tentativa de pouso de Beresheet do centro de controle do SpaceIL em Yehud, Israel.
Assim, a lista das nações que desembarcam na Lua permanece em três – a União Soviética, os Estados Unidos e a China.
Via: BBC
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.