Por que você recebe ligações de números desconhecidos e eles desligam?

por Lucas Rabello
4 comentários 41,4K visualizações

Indivíduos frequentemente recebem chamadas de números desconhecidos que desligam logo após serem atendidas, um fenômeno que pode ser atribuído a várias práticas operacionais dentro dos setores de telecomunicações e marketing.

Provedores de serviço móvel muitas vezes iniciam chamadas para verificar o status ativo de cartões SIM. Esse processo é particularmente prevalente para números pré-pagos que não foram recarregados dentro de um período especificado. O objetivo principal é determinar se o cartão SIM está em uso, seja em um dispositivo ou com o dispositivo ligado. Em casos onde um número é considerado inativo após uma série de tentativas de chamadas — caracterizadas pelo cartão SIM ser removido do dispositivo ou o dispositivo estar desligado — o provedor de serviços pode proceder para desativar o número. Essa prática permite que as empresas de telecomunicações gerenciem sua alocação de números de forma eficiente, especialmente dada a alta demanda por novos números.

Adicionalmente, sistemas de telemarketing empregam discadores automáticos para otimizar suas operações. Esses discadores são programados para chamar uma ampla gama de números, muitas vezes cobrindo uma extensa sequência de um ponto de partida pré-definido até um ponto final. A tecnologia por trás desses sistemas os capacita a discar números, avaliar rapidamente se a linha está ativa e então desconectar. Linhas ativas são subsequentemente adicionadas a uma lista para futuros contatos de telemarketing. Esse método permite que as empresas de telemarketing compilem bancos de dados de contatos potenciais de forma eficiente, que podem ser posteriormente visados para várias campanhas de marketing.

No entanto, a confiabilidade desses sistemas de discagem automática não é infalível. Equipamentos de telemarketing, como qualquer ferramenta tecnológica, são suscetíveis a falhas e problemas de calibração. Tais defeitos podem resultar em chamadas sendo desconectadas prematuramente ou falhando em se conectar a um operador de telemarketing conforme pretendido.

A interação desses fatores — verificações de provedores de serviços para cartões SIM ativos, práticas sistemáticas de telemarketing e possíveis falhas de equipamentos — culmina na experiência generalizada de receber chamadas de números desconhecidos que desligam logo após serem atendidas. São as chamadas fantasmas. Embora essas chamadas sejam frequentemente descartadas como incômodos, entender as práticas operacionais subjacentes oferece uma visão sobre as complexidades das estratégias de telecomunicações e marketing na era digital.

4 comentários

Carlos Antonio Alves 3 de março de 2024 - 12:53

Eu em uma semana, estou recebendo mais de 100 ligações indevidas,não sei o que fazer, mim dê uma luz, como resolver esse problema

Responder
Carol 19 de março de 2024 - 16:57

Há uma area no site do procon que você registra seu número e as empresas (com algumas exceções) são obrigadas a pararem de te ligar pelo período de 1 ano. Normalmente começa a valer 30 dias após vc colocar seu numero la. E passado o periodo de 1 ano e vc ver q voltaram a te ligar, coloca o numero la novamente. Comigo sempre funciona. Se não me engano chama “não perturbe” Boa sorte

Responder
Márcia 26 de março de 2024 - 08:06

Põe um bloqueador de chamadas e vá bloqueando as chamadas indevidas

Responder
Otto Weise 6 de março de 2024 - 14:38

Aqui na empresa eles “verificam” a linha mais de 40x por dia no telefone fixo….

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados