Quando crianças, muitos de nós podem ter desenvolvido o hábito de tentar ir ao banheiro antes de sair de casa “por via das dúvidas”. No entanto, como adultos, essa rotina pode estar acumulando problemas para nossas bexigas no futuro.
De acordo com Tiffany Sequeira, fisioterapeuta especialista em saúde pélvica, forçar-se a urinar quando não precisa pode ser prejudicial à bexiga. Esse hábito pode forçar o órgão a esvaziar quando ainda não está cheia e, se repetido regularmente, pode levar à confusão entre os sinais entre o cérebro e a bexiga.
Normalmente, quando ela se enche, a urina pressionada contra a parede da bexiga envia um sinal ao cérebro de que é hora de usar o banheiro. No entanto, ir ao banheiro antes de receber este sinal ou “apenas para prevenir” pode resultar em disfunção de sinalização da bexiga e fazer com que ela se acostume a urinar com uma capacidade menor do que o normal, levando a uma bexiga fraca.
Portanto, Tiffany recomenda fazer exercícios para o assoalho pélvico:
1 – Contraia os músculos que você usa para interromper o fluxo de urina. Evite contrair os músculos do abdômen, pernas e nádegas, concentre-se apenas nos músculos pélvicos.
2 – Mantenha a contração por pelo menos 4 segundos. A prática trará melhores resultados e mais resistência. Em breve, você poderá segurar a contração por 10 segundos.
3 – Ao soltar o ar pela boca, relaxe gradativamente os músculos. Repita de 10 a 20 vezes, pelo menos três vezes por dia
Tiffany também recomenda exercícios do assoalho pélvico para ajudar o intestino e o útero. Esses exercícios podem ser realizados a qualquer hora e em qualquer lugar e são uma ótima maneira de melhorar o controle da bexiga e prevenir a incontinência, segundo ela.
Fonte: Metro