Início » Curiosidades » Por que você nunca deve escolher as cabines do meio no banheiro público

Por que você nunca deve escolher as cabines do meio no banheiro público

Lucas R.

Publicado em

Por que você nunca deve escolher as cabines do meio no banheiro público
Descubra a surpreendente ciência por trás da escolha da melhor cabine em banheiros públicos. Você nunca mais verá os banheiros da mesma forma!

Vamos ser realistas, já passamos por isso, não é mesmo? Na rua, quilômetros e quilômetros distantes do conforto do nosso próprio trono. De repente, a natureza chama e você entra num posto de descanso rezando para não se deparar com um desastre. A ciência está do nosso lado, e vem com uma surpreendente sabedoria sobre banheiros – ou melhor, qual cabine do banheiro público usar.

Aqui vai o recado. A pesquisa diz que quando você entra num banheiro público, não escolha as cabines do meio. Isso mesmo, mantenha distância do centro. Em vez disso, opte pelo azarão, o herói não celebrado dos banheiros públicos: as cabines laterais.

A ciência por trás da escolha da cabine do banheiro público

Banheiro público

“Por quê?”, você deve perguntar, totalmente atônito. Bem, vamos falar sobre “preferência central”. É o termo chique dos psicólogos para a nossa tendência natural de gravitar em direção ao meio quando apresentados a várias opções. A maioria das pessoas é atraída pelas cabines do centro como mariposas para a chama, muitas vezes deixando as laterais um pouco menos, bem, ‘experimentadas’.

VEJA TAMBÉM:
Por que não sentimos nosso próprio cheiro?

Não acredita em mim? Vamos fazer uma pequena viagem ao passado até um estudo de 1995 publicado na Psychological Science. O psicólogo Nicholas Christenfeld testou isso, verificando o uso de papel higiênico em um banheiro público de praia na ensolarada Califórnia. (Parece glamoroso, eu sei.)

Por dez semanas, o zelador do banheiro público acompanhou a frequência com que o papel higiênico era trocado em cada uma das cabines. O que eles descobriram foi que as cabines do meio estavam definitivamente recebendo mais ação. 60% dos rolos acabados vieram desses caras, deixando apenas 40% atribuídos as cabines laterais do banheiro público, segundo a Business Insider.

Agora, antes de correr para as cabines laterais, vamos adicionar um pouco de cautela. A menos usada não é necessariamente a mais limpa. Talvez as pessoas que escolhem as cabines da ponta sejam um pouco mais desleixadas. Ou talvez os funcionários, sabendo que as da ponta recebem menos tráfego, podem limpá-las com menos frequência. Sempre há uma chance de que alguma peculiaridade invisível no design do banheiro público possa empurrar as pessoas para as cabines da ponta.

VEJA TAMBÉM:
Esta é a razão pela qual a água do mar é salgada e não doce

Independentemente desses poréns, definitivamente vou mirar nas cabines laterais na minha próxima parada. Por que não melhorar minhas chances de ter uma experiência melhor na cabine de um banheiro público? Afinal, em tempos de tormenta, qualquer abrigo serve, certo?

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.