Aí vai uma dica rápida e amigável pra você: não tente esquentar um ovo cozido no micro-ondas. Você pode simplesmente esquentá-lo no forno, colocá-lo de volta na água quente ou, se preferir, comer em temperatura ambiente.
Pode parecer um conselho bem específico, mas é que isso pode evitar um “pequeno” problema: a explosão do ovo!
Imagine só, você coloca um ovo cozido no micro-ondas por um minuto, e quando vai cortá-lo com um garfo (ou até mesmo morder), e ele explode! Isso acontece em 1 a cada 3 casos, então é melhor não arriscar, não é mesmo?
Um especialista em acústica chamado Anthony Nash estudou isso depois de ouvir uma história de alguém que queimou a boca e teve problemas auditivos por causa de um ovo explosivo. Ele fez um experimento com 100 ovos e descobriu que cerca de um terço deles explodia no micro-ondas. E o barulho? Chegava a ser mais alto que um tiro de pistola! A uma distância de somente 30 centímetros, o som chegava a até 133 decibéis.
A razão disso acontecer é que a gema do ovo aquece mais rápido que a água comum, formando “bolsinhas” de água superaquecida. Quando essa água entra em contato com algo metálico (ou até mesmo com os dentes de uma pessoa desavisada), ela entra em ebulição e faz o ovo explodir.
https://www.youaatube.com/watch?v=qcAuVsX3dTg
Então, fica a dica: não esquente ovos cozidos no micro-ondas, combinado?