O cemitério Pedras Compridas, também conhecido como cemitério São Serafim, na cidade de Icaraí de Amontada, no Ceará, é um dos cemitérios mais peculiares do país.
Ao contrário dos rituais funerários padrão que terminam com um enterro em um cemitério ou cremação de cinzas, os mortos nesta cidade são sepultados na praia. Algumas sepulturas às vezes são enterradas pela areia trazida pelas ondas do mar.
A origem do cemitério está envolta em mistério e lendas. Segundo relatos locais, no início do século passado, uma moradora idosa do vilarejo encontrou na praia o corpo de um homem com um saco na cabeça e uma corrente no pescoço. Comovida com a falta de um local adequado para o descanso do homem, ela decidiu enterrá-lo na praia.
A história se espalhou entre os moradores e, eventualmente, uma pessoa afirmou ter sonhado com o homem, que se apresentou como Serafim. Os moradores então plantaram uma cruz com o nome no cemitério, mas devido ao baixo nível de escolaridade, o nome foi escrito como ‘Sarafim’. Com o tempo, os moradores passaram a atribuir “milagres” a Serafim, que passou a ser conhecido por vários moradores como “São Serafim”, ou “São Sarafim”.
Com a crescente popularidade do cemitério, mais pessoas foram enterradas ali e novas tumbas foram construídas. Com o passar do tempo, algumas peculiaridades ficaram evidentes no lugar, como o fato de os corpos serem enterrados um em cima do outro, dificultando a determinação do número exato de pessoas ali enterradas.
Além disso, o cemitério é considerado clandestino e desregulado devido à sua localização, com sepulturas constantemente soterradas pelo vento e pela areia. Um problema mais recente é a constante invasão das tumbas pela maré, que se acredita ser resultado do aumento do nível do mar.
A prefeitura local tentou colocar sacos de areia em volta dos túmulos para impedir o avanço do mar, mas não foi o suficiente. No esforço de proteger o cemitério de São Serafim, os moradores encontraram uma solução original. Cada vez que a maré avança, eles movem a cruz de São Sarafim e a plantam em outra sepultura, garantindo que o objeto permaneça seguro. Isso apenas reforçou a crença local de que nem o mar nem a areia podem engolir o túmulo original.
O cemitério Pedras Compridas é um exemplo da criatividade e desenvoltura dos moradores de Icaraí de Amontada. Apesar das dificuldades impostas pela sua localização, o cemitério continua a ser um local único e especial, sendo um testemunho da resiliência e determinação das pessoas que escolheram fazer dele a sua última morada, mesmo perante os desafios impostos pelo mar e pelo vento.