fbpx

Por que só o Cebolinha usa sapatos em “A turma da Mônica”

Não importa de que época você é ou seu repertório visual, todos nós no mínimo já ouvimos falar das famosas e tão adoradas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.

E para você que é fã e já leu muitas dessas historinhas divertidas criadas pelo cartunista Maurício de Souza, já reparou nos diversos detalhes dos desenhos e certamente já se questionou o seguinte: por que, de todos os integrantes do grupo principal de personagens, apenas o Cebolinha usa sapatos?

Alguns dizem que foi algo que o seu criador simplesmente não percebeu, mas na verdade havia um motivo bastante curioso: Cebolinha não possui sapatos porque foi o primeiro personagem a ser criado e os próximos, conforme o tempo do artista foi diminuindo, precisavam ser mais simples.

Divulgação  © Mauricio de Sousa Produções

O próprio Maurício comenta à respeito dessa escolha:

“Quem analisar a cronologia do ‘nascimento’ dos personagens, vai verificar que o primogênito Franjinha, veio com roupinhas bem transadas, sapatos, meias, calça pintada de preto e até cuidadosos ‘pingos’ de nanquim para identificar a característica de sua franja. [..] O Cebolinha até que tinha mais cabelos no começo. Mas daí o tempo começou a correr muito rápido ‘comendo’ cada vez mais histórias. Enquanto que os roteiros pediam cada vez mais personagens”.

Além do Cebolinha

Divulgação © Mauricio de Sousa Produções

Outros personagens, como Chico Bento e Zé Lelé, também foram desenvolvidos na época em que o Maurício possuía mais tempo para se dedicar aos detalhes dos personagens. Mas estes possuíam algo mais complexo que sapatos: dedos nos pés. A diferença, segundo o autor dos quadrinhos, é que essa era uma maneira de mostrar que eram da roça (pé no chão).

Conforme os quadrinhos foram ganhando mais popularidade, a equipe começou a crescer e novos traços e estilos puderam ser desenvolvidos. Porém, segundo ele: “…Como alterar figuras, traços, desenhos dos personagens já existentes que conquistaram o público mesmo sem sapatos? Ficaram assim!”

Ajude a manter o projeto Mistérios do Mundo no ar

Inscreva-se no canal do YouTube do Mistérios do Mundo

Terra plana: E se o terraplanistas estivessem certos?

E no canal de nosso parceiro Climatologia Geográfica

E se um magnetar chegasse perto da Terra?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.