Por que os banheiros públicos possuem um vão entre o piso e a porta?

Quem já precisou ir ao banheiro em shoppings, escolas, faculdades e outros lugares bastante frequentados  provavelmente já percebeu que a porta costuma não ir até o chão. Isso pode ser um pouco estranho em um primeiro momento, e caso você já tenha se perguntado por que isso acontece, com certeza você não é o único.

Nessa lista, você vai conferir alguns motivos que nos ajudam a entender o porquê destas portas não irem até o fim.

1. Facilitar a limpeza.

Shutterstock

Caso a porta de cada box fosse até o chão,  trabalho dos funcionários da limpeza seria muito mais difícil. Com o vão entre a porta e o piso do banheiro, a água tem um lugar por onde escorrer, e é mais fácil utilizar equipamentos de limpeza como esfregões e vassouras.

2. Evitar que alguns usuários se “excedam”.

Muitas vezes, sabemos como é difícil frear o ímpeto de quem está vivendo uma paixão muito forte. Com tantas pessoas e tantos casais frequentando estes lugares, a chance de alguém usar o banheiro para fins, digamos, “indevidos” é bastante grande. Por isso, o vão entre a porta e o chão pode desencorajar que algumas pessoas utilizem os boxes para esses fins, já que a probabilidade de serem pegos é um pouco maior.

3. Permitir que os usuários saibam quando realmente há alguém dentro do box.

Shutterstock

Alguns banheiros mais modernos possuem travas que indicam quanto o box está ocupado. No entanto, alguns mais antigos não possuem esta tecnologia. Por isso, o vão na porta pode ajudar quem está chegando ao local a saber quais boxes estão sendo utilizados, e evitar o constrangimento de tentar abrir uma box ocupado.

4. Praticidade em caso de emergência.

O vão na porta também pode ser muito útil no caso de alguma emergência. Imagine, por exemplo, que alguém desmaiou dentro do box, ou está enfrentando qualquer outro tipo de problema de saúde. Boxes com aberturas, tanto inferiores como superiores, facilitam o acesso de equipes de socorro, e normalmente a porta sequer precisa ser arrombada.

5. Economia.

Os shoppings, escolas e demais estabelecimentos que optam por portas assim costumam ter uma economia considerável, visto que não precisam se preocupar em conseguir portas com o tamanho exato para que alcancem o chão. As empresas costumam oferecer “pacotes” fechados para construir os banheiros, incluindo os boxes com tamanhos padrões, que se adaptam bem a qualquer ambiente, independentemente do tamanho entre o teto e piso do local.

6. Melhor circulação ar.

Shutterstock

Estas portas também permitem uma maior circulação de ar, fazendo com o mau cheiro, normal em banheiros, não se acumule nos boxes, e permita que o ar circule livremente. Se as portas não contassem com estes vãos, os boxes facilmente ficariam impregnados pelo mau cheiro, o que seria no mínimo desagradável para os usuários.

7. Saída de emergência.

Caso a fechadura da sua porta, por algum motivo, não funcione adequadamente, você pelo menos pode rastejar para fora! É pensando nisso, também, que os estabelecimentos optam por essas portas. Imagine como poderia ser difícil avisar alguém que você está preso caso a porta fechasse completamente.

8. Facilitar o compartilhamento de papel de higiênico.

Caso você fique sem papel higiênico, alguém pode lhe alcançar um rolo pelo vão da porta. Caso contrário, você poderia enfrentar uma situação ainda mais constrangedora, tendo que sair do box sem se limpar para ir atrás de um rolo de papel higiênico por conta própria.

9. Segurança.

Além de práticas libidinosas, as pessoas podem usar boxes de banheiro para várias outras finalidades indevidas e ilegais. No entanto, com o vão entre a porta e chão fica muito mais fácil para que os funcionários de segurança e limpeza saibam quando algo de estranho está acontecendo dentro do box. Isso acaba contribuindo para a segurança e tranquilidade de todos!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.