Por que nossos músculos doem após exercícios?

Se você pratica exercícios físicos com alguma frequência, certamente já percebeu que seus músculos doem depois do período de repouso. Essa dor é conhecida como ‘dor muscular tardia’ ou ‘DOMS‘ (sigla para delayed onset muscle soreness). Normalmente a dor ocorre depois de exercícios que consistem na contração de músculos – como a musculação, por exemplo. Entretanto, até mesmo subir e descer escadas frequentemente pode causar esse tipo de dor.

A DOMS é considerada um indicador de dano nos músculos, e faz com que suas funções sejam prejudicadas. Em alguns casos, a dor faz com que algumas proteínas específicas dos músculos aumentem no sangue, indicando dano na membrana plasmática.

Mas é justamente essa dor, decorrente do esforço físico, que faz com que você atinja seus objetivos. Quando você pratica musculação, por exemplo, seus músculos se desgastam, causando rupturas microscópicas nas fibras musculares. O que ocorre é que, durante o período de repouso, o músculo passa a se regenerar, criando fibras cada vez mais fortes, prevendo um novo desgaste. Isso é o que causa a hipertrofia.

Para amenizar a dor, recomenda-se a utilização de compressas de gelo, além de evitar o calor, pois ele pode dilatar vasos sanguíneos, aumentando o inchaço da área. Anti-inflamatórios ajudam no controle da dor, mas podem ser evitados. Se for utilizar algum medicamento, não esqueça de consultar um médico. [DoceDieta, IFLScience]

Comentários
Carregando...