Por que ninguém quer esse pedaço da África?

Versão em vídeo:

Versão em texto:

Seja pela presença de ouro, petróleo ou outro bem valioso, muitas nações quiseram se apropriar de determinadas áreas. Por outro lado, existem lugares tão desafortunados que nenhuma nação quis reivindicar.

Você conseguiria imaginar que, dentro de nosso próprio planeta, existem áreas tão inabitadas quanto a superfície da Lua?

Pois é: no mundo existem muitas áreas completamente isoladas. Algumas delas estão até mesmo estão sem dono! A mais conhecida e óbvia fica na Antártida. Enquanto alguns países tentam reivindicar partes do continente gelado, há uma grande porção de gelo que não interessa a ninguém.

Ali é um lugar sem nenhuma lei, muito fora do alcance dos seres humanos e com condições simplesmente inóspitas.

Mas essa não é a única porção de terra que não pertence a alguém.

O continente africano já foi alvo de muita exploração, mas há um pedaço dele que também não tem dono.

Estamos falando de Bir Tawil, um território que fica na fronteira entre o Egito e o Sudão. É uma área com 2060 quilômetros quadrados, e nenhum dos países quis reivindicar.

Sem seres humanos por perto, Birw Tawil não tem estradas, rodovias, prédios e nem sequer um sinal de vida. É uma área no meio do deserto do Saara, e a única coisa que você poderá encontrar aqui é um amontoado de pedras e areia.

Esse é um território sem leis, e isso significa que qualquer um pode ir para lá e criar seu próprio país. Aliás, já teve quem tentou fazer isso!

Em 2014, um rapaz de Virginia, nos Estados Unidos, clamou a terra para si. Ele cruzou o Saara em uma caravana de 14 horas e fincou uma bandeira no território.

Alguns meses depois, dois rapazes russos colocaram uma bandeira no local e reivindicaram o lugar, chamando de Reino da Terra Média.

Em 2017, outro rapaz indiano reivindicou o lugar, chamando-o de Reino de Dixit. Eles debateram na internet entre si, com a proposta de criarem um reino, o que fez surgir muitas outras pessoas reivindicando a terra também.

Apesar de ser uma brincadeira espirituosa, que acaba envolvendo muitos participantes, na vida real sabemos que é totalmente difícil não só chegar como também permanecer em Bir Tawil. Ali é, afinal, um dos lugares mais inóspitos e hostis do planeta.

Além das condições climáticas desafiadoras, o lugar precisa ter uma população mínima, rodovias ou aeroportos e algum tipo de suprimento que mantenha uma população vivendo ali.

Agora, uma pergunta que você pode estar se fazendo. Como é que essa pequena área ficou literalmente sem dono, já que poderia ter integrado o Egito ou o Sudão?

Na verdade, os dois países querem até hoje premiar um ao ao outro com o território. Mas isso não é por bondade.

O Egito gostaria de deixar as fronteiras como foram traçadas em 1899, o que tornaria Bir Tawil território sudanês. Isso deixaria o chamado triângulo Hala’ib, que é um pedaço de terra mais extenso com solo rico, em sua própria posse.

 Mas o Sudão quer honrar os limites traçados nos tratados de 1902, que alcançariam o mesmo a seu favor: Hala’ib para o Sudão e Bir Tawil para o Egito.

Então… caso você tenha verba para montar, digamos, um mundo a parte… você está livre para reivindicar Bir Tawil e construir ali uma infraestrutura, aeroportos e fazer do local o seu próprio país.

buy metformin metformin online