Por que existem espelhos nos elevadores?

por Lucas Rabello
10,8K visualizações

Já entrou em um elevador e se deparou com seu próprio reflexo? Isso não é por acaso. Os espelhos nos elevadores são mais do que simples peças decorativas ou locais improvisados para selfies. Eles servem a uma mistura de propósitos práticos, combinando um toque de psicologia com uma pitada de segurança e um pouco de ilusão de espaço.

Primeiramente, os espelhos são fantásticos para jogar jogos mentais. Eles criam a ilusão de um espaço mais amplo, fazendo com que o elevador apertado pareça menos como uma caixa de metal e mais como um ambiente mais espaçoso. Essa mágica é especialmente reconfortante para as pessoas que ficam um pouco nervosas em espaços apertados.

Falando em nervosismo, já notou como o tempo parece arrastar-se quando você está esperando? Os espelhos vêm ao resgate aqui também. Eles oferecem algo para fazer – como arrumar o cabelo ou endireitar a gravata – fazendo com que aqueles segundos até chegar ao seu andar passem mais rápido.

Mas não é tudo ilusão. Há uma boa dose de funcionalidade nesse recurso reflexivo. Segurança, meu amigo, é a chave. Os espelhos permitem que você confira o elevador antes de entrar, garantindo que esteja seguro e vazio. Eles também permitem que você mantenha um olho em todos dentro do elevador sem precisar torcer o pescoço de maneira desconfortável. Além disso, no infeliz evento de um enguiço no elevador, esses espelhos podem ser salvadores, literalmente. Eles ajudam nas operações de resgate, permitindo que os socorristas vejam dentro do elevador sem precisar estar dentro dele.

Por outro lado, os espelhos têm seus críticos. Alguns argumentam que eles estão apenas lá para nos distrair dos problemas reais, como o motivo pelo qual o elevador é mais lento que um caracol em um passeio casual. E não podemos esquecer o ocasional contato visual constrangedor no reflexo, levando a aqueles sorrisos e acenos meio sem jeito.

No grande esquema das coisas, os espelhos nos elevadores são como aquele amigo que sempre tem uma solução peculiar para os problemas cotidianos. Eles podem não resolver a paz mundial, mas com certeza tornam essas viagens de elevador um pouco mais suportáveis. Então, da próxima vez que estiver em um elevador, dê um aceno para aquele espelho. Ele está fazendo mais trabalho do que você pode imaginar.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.