Pular para o conteúdo

Por que as crianças da União Soviética dormiam do lado de fora, mesmo no frio congelante?

Na época da União Soviética, era comum que as crianças dormissem ao ar livre em jardins de infância nos meses mais frios do ano. Isso pode parecer estranho e até mesmo cruel para algumas pessoas, mas havia razões específicas para que isso fosse feito.

Existe um documento chamado ‘Normas e regulamentos sanitários para jardins de infância‘, de 1985 e aprovado pelas mais altas autoridades médicas da URSS, e as instituições infantis soviéticas entendiam claramente que as crianças deveriam ter acesso regular ao ar fresco.

Mistérios do Mundo

Os regulamentos exigiam que as salas dos jardins de infância fossem arejadas pelo menos duas vezes por dia e que as crianças caminhassem e brincassem regularmente do lado de fora. A equipe do jardim de infância cuidaria para que as crianças estivessem agasalhadas, mas não excessivamente: os sobretudos de inverno só eram obrigatórios se a temperatura caísse abaixo de -4 graus Celsius.

Mistérios do Mundo

Os czares da monarquia russa eram conhecidos por serem de sangue azul e elitistas. Quando a família Romanov estava no poder, eles raramente se aventuravam a respirar ar fresco. Devido a essa falta de exposição à luz solar e ao ar, a monarquia historicamente teve uma imunidade fraca e teve problemas de saúde ao longo de suas vidas. Os civis normais do país perceberam isso e garantiram que as próximas gerações tivessem bastante atividade, luz solar e ar fresco.

Mistérios do Mundo

Outra razão pela qual as crianças na União Soviética dormiam ao ar livre é por causa da epidemia de tuberculose que devastou o país na década de 1930. Enquanto o país tentava enfrentar a epidemia por métodos mais convencionais, era evidente que a luta só seria vencida com mudanças no estilo de vida e na higiene cotidiana.

Mistérios do Mundo

Os pesquisadores e médicos do país também perceberam que, se tivessem que impedir o ressurgimento dessa epidemia, teriam que garantir que a próxima geração crescesse com pulmões e sistemas respiratórios mais fortes. É por isso que eles começaram a expor seus filhos a atividades ao ar livre e ar fresco.