Pular para o conteúdo
Por que alguns banheiros públicos têm tampas em forma de U?

Por que alguns banheiros públicos têm tampas em forma de U?

Quando se trata de banheiros públicos, a higiene é um fator crucial. Os banheiros públicos são utilizados por muitas pessoas diferentes em um curto período de tempo, o que aumenta as chances de contaminação. Por isso, os banheiros públicos são projetados de maneira a minimizar o risco de contaminação.

Um dos aspectos que podem ser observados nesses banheiros é o formato da tampa tradicional nos assentos sanitários. Em suas viagens, você pode ter notado que os banheiros públicos são muito diferentes dos que você tem em casa.

Normalmente, os banheiros que temos em nossas próprias casas são equipados com um assento oval ou em forma de círculo confortável.

Mas se você não notou antes – e nós encorajamos você a fazer da próxima vez que estiver em um banheiro público – nem todos eles têm aquela tampa tradicional.

Por que alguns banheiros públicos têm tampas em forma de U?

Alguns assentos de banheiros públicos possuem uma forma de U bastante única e incompleta – o que parece francamente desconfortável. Mas, é claro, há algum raciocínio por trás da mudança, e isso se deve principalmente à higiene .

Esta tampa de vaso sanitário é conhecido como assento de vaso sanitário aberto e é o ideal para a maioria dos banheiros públicos. Esse design remonta quase 70 anos atrás – em 1955, quando foi criado pela primeira vez.

O código diz: “Os sanitários devem ser equipados com assentos de material liso não absorvente. Todos os assentos dos sanitários destinados ao uso público devem ser do tipo frente aberta.”

A ideia por trás disso é obviamente higiênica, já que a quantidade de pessoas sentadas em um banheiro público em um determinado dia não é um número que gostaríamos de saber.

Com a tampa em forma de U, há menos área de superfície para os germes prosperarem, portanto, menos contato feito com suas regiões inferiores.

O assento do vaso sanitário também foi aparentemente projetado pensando nas mulheres. Lynne Simnick, diretora sênior de desenvolvimento de código da Associação Internacional de Oficiais de Encanamento e Mecânica, disse à Slate que o assento aberto foi projetado para permitir que as mulheres ‘limpem a área perineal depois de usar o banheiro’ sem usar um assento que possa ser anti-higiênico.

Simnick também acrescentou que o assento frontal aberto ‘elimina uma área que pode ser contaminada com urina’ e também ‘elimina o contato genital da pessoa com o assento’.