Pular para o conteúdo
Por que algumas pessoas sentiram enjoo ao assistir Avatar 2?

Por que algumas pessoas sentiram enjoo ao assistir Avatar 2?

Desde seu lançamento em 15 de dezembro, Avatar: O Caminho da Água, tem sido um sucesso nos cinemas de todo o mundo. Situado no mesmo mundo de Pandora, o filme se passa mais de uma década após o primeiro filme Avatar e segue a família Sully enquanto eles embarcam em perseguições de tirar o fôlego pelos céus, pelas profundezas do oceano e pelos ambientes de tirar o fôlego.

No entanto, alguns espectadores relataram ter experimentado efeitos colaterais desagradáveis enquanto assistiam ao filme de 3 horas e 12 minutos. Alguns relataram sentir dores de cabeça latejantes e náuseas que os levaram a deixar o cinema e buscar refúgio no banheiro.

Uma razão para essas reações pode ser atribuída ao uso da tecnologia 3D e da técnica HFR (High Frame Rate). A técnica HFR é usada para exibir imagens mais fluidas acelerando a transição entre os quadros. Enquanto os filmes convencionais exibem 24 quadros por segundo, Avatar usa uma taxa de 48 quadros por segundo, o que garante uma fluidez muito maior, sobretudo nas cenas de movimento.

Segundo Alan Luiz Eckeli, professor de Neurologia da USP, enquanto o aumento do FPS teoricamente pode melhorar a percepção da fluidez, quando a taxa passa de 30 quadros por segundo, pode saturar a capacidade de uma pessoa percebê-la. Isso pode causar enjôo ou sintomas semelhantes ao enjôo, que podem ser exacerbados pelo uso prolongado de óculos 3D.

O problema acontece em algumas pessoas quando o cérebro recebe informações conflitantes da visão, ouvido interno e nervos periféricos em relação ao movimento do corpo. Isso pode acontecer com alguém que está se movendo passivamente, como um passageiro em um carro, quando seu cérebro parece estar se movendo para trás enquanto o carro ao lado dele avança.

Se você costumar ter enjoo em carros, por exemplo, é possível que sinta o mesmo no cinema. Para evitar esses sintomas, há algumas coisas que você pode tentar:

  • Feche um olho: os óculos RealD 3D funcionam mesmo com um olho fechado.
  • Sente-se mais atrás no cinema, não mais perto do que o meio da sala.
  • Fixe o olhar na parte da tela que está em foco e evite elementos borrados.
  • Não tire seus óculos 3D. Constantemente reajustar seus olhos pode piorar as coisas.