Por que acordamos às 3 da manhã e pensamos nos nossos medos?

Você já acordou por volta das 3 horas da madrugada, com pensamentos ruins? Talvez você não seja o único.

Os pensamentos são muitas vezes angustiantes e punitivos. Surpreendentemente, essas preocupações evaporam à luz do dia, provando que o pensamento das 3 da manhã era completamente irracional e improdutivo.

Então o que está acontecendo?

Em uma noite normal de sono, nossa neurobiologia atinge um ponto de virada por volta das 3 ou 4 da manhã.

A temperatura do corpo aumenta, a vontade de dormir diminui (porque, afinal, você já dormiu um pouco), a secreção de melatonina (o hormônio do sono) atingiu o pico e os níveis de cortisol (hormônio do estresse) aumentam conforme o corpo se prepara para um novo dia.

De fato, acordamos muitas vezes todas as noites, e o sono leve é mais comum na segunda metade da noite. Quando o sono está indo bem para nós, simplesmente não temos consciência desses despertares na madrugada. Mas com uma pequena dose de estresse, há uma boa chance de que a vigília se torne um estado totalmente autoconsciente, e é por isso que muitas pessoas que dormem entre as 21 e meia-noite costumam acordar entre às 3 e 4 da madrugada.

E preocupações sobre estar acordado quando você “deveria” estar dormindo só piora a situação, prejudicando a qualidade do sono como um todo.

Mas por que sempre pensamentos ruins?

De madrugada, estão ausentes quase todos os recursos que dispomos durante o dia, como conexões sociais, bens materiais que possam ser uma distração, e habilidades de enfrentamento. Sem nenhuma de nossas habilidades humanas e capital, somos deixados sozinhos no escuro com nossos próprios pensamentos ruins.

A verdade é que nossa mente não está realmente procurando uma solução para os seus problemas às 3 da manhã. Podemos pensar que estamos resolvendo problemas trabalhando mentalmente sobre eles a esta hora, mas isso não é realmente uma solução – é o gêmeo malvado da resolução de problemas – a preocupação.

A preocupação é identificar um problema, ruminando sobre o pior resultado possível e negligenciando os recursos que usaríamos caso o resultado não preferido realmente ocorresse.

O que fazer então?

Você já notou que os pensamentos das 3 da manhã são muito focados em você mesmo? Na escuridão silenciosa, é fácil deslizar inconscientemente para um estado de extremo egocentrismo. Circulando em torno do conceito “eu”, podemos gerar sentimentos dolorosos e retrospectivos, como culpa ou arrependimento. Ou voltar nossos pensamentos cansados para o futuro sempre incerto, gerando medos infundados.

Você pode tentar focar sua atenção para os próprios sentidos, especificamente para o som de sua respiração. Quando você percebe pensamentos surgindo, gentilmente traga sua atenção de volta ao som da respiração (tampões de ouvido ajudam você a focar melhor na respiração).

Às vezes, essa meditação funciona. Às vezes não. Se ainda você ficar preso em pensamentos negativos após 15 ou 20 minutos, você pode se levantar, acender a luz e ler alguma coisa (que não seja eletrônico).

Acordar e se preocupar às 3 da manhã é muito compreensível e muito humano. Mas não é algo que deve virar rotina, já que prejudica muito a qualidade do sono.

buy metformin metformin online