Por que a Seleção do Japão joga de azul?

Você já se perguntou por que o uniforme ou camisa da seleção japonesa é azul? Muitas pessoas tem essa dúvida, pois não existe a cor azul na bandeira do Japão ou em algo que represente oficialmente o país. Então, por que o time de futebol do Japão usa azul em seu uniforme? É superstição? Existe algum motivo milenar ou tradicional?

O fato da bandeira do Japão ser branca e vermelha implicará na escolha do azul? De fato, vários países usam cores em seus uniformes que não representam a bandeira do país, a Holanda usa até o laranja, a Itália também usa o azul e os principais motivos estão relacionados à família real desses países.

Para quem não sabe, o Japão também tem um uniforme amarelo que significa honestidade e outro uniforme com detalhes em vermelho que representa os raios da Terra do Sol Nascente.

A principal razão pela qual o Japão tem um kit azul é porque o azul é uma das cores principais da Associação de Futebol do Japão (FJF ou JFA). Isso é o que muitos sites e pessoas afirmam, mas pesquisando pode ser que o JFA apenas adaptou a cor do uniforme azul do Japão.

Uma crença comum é que a cor uniforme “representa o céu azul e o oceano simbolizando o território nacional do Japão”, mas esse significado foi atribuído posteriormente.

Outra pesquisa afirma que quando o Japão participou pela primeira vez das eliminatórias da Copa do Mundo em 1954, havia poucos jogadores de futebol e nem mesmo ligas profissionais. Assim, o time de futebol da Universidade de Tóquio formou a seleção e vestiu o uniforme azul que era da mesma cor da Universidade de Tóquio.

Essa teoria tornou-se popular principalmente por causa do sucesso internacional da equipe da Universidade representando o Japão no nono Campeonato do Extremo Oriente dos anos 1930. A verdadeira origem da cor do time azul é indocumentada e desconhecida. Alguns até se relacionam com o fato de os times japoneses usarem cores escuras nas partidas fora de casa.

Outros afirmam que o principal motivo pelo qual o Japão ainda usa o Azul é a sorte que tiveram nas Olimpíadas de Berlim de 1936, onde o Japão venceu a Suécia por 3 a 2. Por causa desse jogo épico, os japoneses ganharam o apelido de Samurai Azul. Agora, quem pode dizer o real motivo pelo qual o Japão ganhou a cor azul como principal?

O Japão chegou adotar as cores de sua vermelha (vermelho e branco) entre 1988 e 1990. Mas durante esse período, a seleção fracassou nas eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 1990 e nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, motivo de sobra para eles nunca mais terem adotado as cores em seus uniformes.

buy metformin metformin online