Início » Curiosidades » Por que a Coca servida no McDonald’s tem um sabor tão diferente?

Por que a Coca servida no McDonald’s tem um sabor tão diferente?

Lucas R.

Publicado em

Atualizado em

Se você já bebeu uma coca-cola do McDonald's, sabe que há algo extremamente diferente no sabor da bebida servida na rede de fast-food.

Se você já bebeu uma coca-cola do McDonald’s, sabe que há algo extremamente diferente no sabor da bebida servida na rede de fast-food em comparação com qualquer outra lata ou garrafa.

Você não está louco em pensar isso, e há uma razão (ou várias) que explicar a diferença.

Desde os recipientes em que o xarope de Coca-Cola é armazenado até os tipos de canudos usados – cada parte da jornada tem um motivo.

Para chegar ao fundo disso, precisamos começar logo no início, quando a cadeia de fast-food e a empresa de bebidas se associaram.

A Coca-Cola entrou no cardápio do McDonald’s na década de 1950 e as duas empresas gigantes desde então desenvolveram vários processos diferentes que são totalmente exclusivos da maneira como o restaurante da rede opera em comparação com outros.

Desde aquela colaboração fatídica, agora existem 10 processos diferentes que explicam por que o produto difere tanto dentro do McDonald’s em comparação com qualquer outro lugar.

A primeira razão explica que, ao contrário das bebidas enlatadas, a coca-cola do McDonald’s não é pré-misturada.

A coca-cola é misturada ‘no momento em que começa a sair da torneira’.

McDonald's

Devido a isso, a água gaseificada e o xarope são ‘armazenados e dispensados pelas máquinas separadamente’ e só se fundem no jato que enche seu copo.

Muitos acreditam que esse processo leva a um ‘sabor mais fresco’.

Em segundo lugar, o McDonald’s faz um grande esforço para padronizar suas medições de nível de xarope – aderindo estritamente a 40 gramas de açúcar por cada pequena coca.

A proporção de xarope para água é tão bem pensada que até leva em consideração o derretimento do gelo, com o McDonald’s fazendo de tudo para garantir que sua coca atenda a um determinado padrão e que a diluição não afete o sabor geral.

Para retardar essa diluição, o McDonald’s pré-resfria seu xarope, o que também faz com que a bebida fique com gás por mais tempo.

A quinta razão explica que o McDonald’s usa ‘tanques de armazenamento de aço’, em vez de sacolas plásticas, como a maioria dos outros restaurantes.

Isso basicamente permite que o produto permaneça o mais fresco possível pelo maior tempo possível e garante a consistência do sabor em todos os locais da rede.

O sexto motivo pelo qual a coca-cola do McDonald’s tem um sabor melhor é a água carbonatada.

Sem poupar gastos, até mesmo a água usada para misturar a calda é mantida em uma ‘temperatura gelada’ devido à tubulação isolada – permitindo que a fonte esteja dentro de uma faixa constante de 0,5 a 3,3 graus Celsius.

Além disso, os níveis de dióxido de carbono são mantidos altos para ‘otimizar’ completamente os níveis de bolhas – adicionando a sensação ligeiramente mais “crocante” que muitos atribuem à coca-cola do McDonald’s.

Coca

A oitava razão se deve ao ‘sistema avançado de filtragem de água’ da cadeia, que garante a água mais limpa possível para estabelecer um ‘padrão uniforme de bebida’, independentemente da fonte de água.

As duas razões finais giram em torno do produto final – literalmente – com grande ênfase na própria embalagem.

A rede usa ‘canudos mais largos’ do que qualquer outro restaurante de fast-food, o que permite ‘goles maiores’. Isso é para que os clientes possam deixar que sua bebida ‘influencie suas papilas gustativas’ com mais eficiência.

E, finalmente, a décima razão é que os copos de plástico do McDonald’s são capazes de ‘retornar carbonatação’ melhor do que recipientes de vidro ou latas de alumínio.

Ao contrário de outras embalagens, o copo de plástico não é tão poroso e ‘retém o gás’ da bebida carbonatada com eficiência.

Então, aí está, você não está louco por acreditar que a coca-cola do McDonald’s tem um sabor tão diferente de outras versões da mesma bebida.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.