Geralmente, as bolas de futebol são bombeadas com ar. Agora, na Copa do Mundo, elas precisam ser carregadas. Sim, você leu certo.
Uma postagem viral deixou as pessoas coçando a cabeça depois que um usuário compartilhou uma imagem mostrando um punhado de bolas de futebol conectadas na tomada.
#WorldCup balls getting charged! ⚡️
@adidas @Argentina @USMNT pic.twitter.com/8Gje4iFGse
— Adrian Olmedo (@achidente) November 29, 2022
Criada pela Adidas, a bola oficial, chamada ‘Al Rihla’ (um termo árabe que significa ‘jornada’), possui um sensor embutido que mede velocidade, direção e permite o rastreamento da bola e as marcações de impedimento pelo VAR.
Diz-se que a pequena bateria dura seis horas quando ativa ou 18 dias quando não.
“Sempre que a bola é chutada, cabeceada, lançada ou mesmo tocada, o sistema a capta a 500 quadros por segundo”, disse Maximillian Schmidt, cofundador e diretor administrativo da KINEXON, que fabricou o sensor.
“Os dados são enviados em tempo real para um sistema de posicionamento local (LPS), que envolve uma configuração de antenas de rede instaladas ao redor do campo de jogo que recebem e armazenam os dados para uso imediato.
“Quando uma bola vai para fora de campo durante o jogo e uma nova bola é lançada ou chutada para substituí-la, o sistema de back-end do KINEXON muda automaticamente para a entrada de dados da nova bola sem a necessidade de intervenção humana”, disse Schmidt.