Início » História » Por que 8 milhões de múmias de cães foram enterradas nas catacumbas de Anúbis?

Por que 8 milhões de múmias de cães foram enterradas nas catacumbas de Anúbis?

Lucas R.

Publicado em

Por que 8 milhões de múmias de cães foram enterradas nas catacumbas de Anúbis?
A explicação é muito pior do que você está imaginando.

As Catacumbas dos Cães em Anubis, no norte de Saqqara, no Egito, foram descobertas em 1897 por Jacques de Morgan, um engenheiro de minas e arqueólogo.

Ele criou um mapa das catacumbas, que foi a primeira referência moderna a um “Tomb de Chiens” ou “tumba dos cães”. O nome acabou sendo subestimado, pois quando as catacumbas foram exploradas em 2015, estimava-se que continham 8 milhões de múmias de cães.

As catacumbas, construídas por volta de 400 aC, tinham uma passagem principal que se estendia por 173 metros com corredores ramificados de até 140 metros. A equipe que explorou as catacumbas descobriu que 90% dos restos mortais eram cães, sendo o restante chacais, gatos, mangustos e raposas.

Esses animais foram oferecidos como presentes à divindade Anubis, que se acreditava trazer boa sorte ou agradecimento. A equipe acredita que os animais foram criados em fazendas de filhotes e oferecidos como sacrifícios.

O propósito do enterro dos animais é desconhecido, pois não há evidências escritas. Não está claro se os peregrinos chegaram ao templo e fizeram um pagamento para que um cachorro fosse sacrificado e enterrado como oferenda, ou se tiveram que comprar os cachorros antes da chegada ao templo. Cada múmia simbolizava um presente ao deus, mostrando a devoção religiosa das pessoas que ofereciam os animais.

“O cenário mais provável é que havia uma série de fazendas de filhotes localizadas nas proximidades, provavelmente em Memphis e seus arredores”, escreveram eles em seu artigo, “de onde a maioria dos animais era originária”.

O estudo das Catacumbas Caninas foi publicado na revista Antiquity em 2015. Ele destaca a devoção religiosa dos antigos egípcios e a importância dos cultos aos animais para a sociedade egípcia antiga.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.