Por conta destas 20 fotos, este fotógrafo foi banido da Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um país extremamente fechado, e a não ser que você tenha um motivo muito importante, dificilmente você conseguirá conhecer este lugar de perto.

O fotógrafo Eric Lafforgue, no entanto, conseguiu entrar nada menos que seis vezes no território norte-coreano, e saiu de lá com várias imagens mostrando o dia a dia do país de uma forma, digamos, desprovida de aprovação por parte do governo local. Eric inclusive foi proibido de voltar à Coreia do Norte depois de ter se negado a deletar da Internet uma série de imagens mostrando o país de forma negativa.

Para a sorte do fotógrafo, entretanto, as autoridades só descobriram as fotos quando ele já havia saído do país. Caso tivessem tido acesso a elas antes de sua saída, Eric poderia ter enfrentado problemas sérios com a lei coreana.

Confira algumas das imagens registradas pelo fotógrafo, entre 2008 e 2012:

1.

Esta é uma das imagens que poderiam ter colocado Eric em sérios problemas, já que a Coreia do Norte proíbe que seus soldados sejam fotografados, principalmente quando estão em um dia de folga. Além disso, a foto é um tanto curiosa, já que o país considera como uma obscenidade demonstrar seus sentimentos em público.

in love in Pyongyang North Korea

2.

Desde 2015, a Coreia do Norte passou a exigir que as mulheres cumpram sete anos de serviço militar ao completarem 17 anos de idade. De acordo com fontes que conseguem escapar do país, as mulheres não possuem condições adequadas de higiene durante o trabalho, e muitas sequer recebem uma alimentação adequada durante a estadia no quartel.

North Korean Female Soldiers In Tower Of The Juche Idea, Pyongyang, North Korea

3.

Esta imagem poderia ser considerada proibida pelo governo da Coreia do Norte pois é possível interpretar que as crianças estão cansadas e com fome – algo que dificilmente o regime iria admitir.

Há alguns anos não há registros de mortes por fome na Coreia do Norte, mesmo assim estima-se que cada indivíduo receba algo em torno de 200g de comida por dia.

North Korean Pioneers Going To Pay Respect To The Dear Leaders At Mansudae Art Studio, Pyongyang, North Korea

4.

As estações de metrô de Pyongyang são consideradas pontos estratégicos do país, e por isso o governo não permite que elas sejam fotografadas.

Corridor Inside The Subway, Pyongyang, North Korea

5.

Mais uma foto considerada proibida: As autoridades norte-coreanas não permitem que residências sejam fotografas, principalmente se elas não estiverem em boas condições.

Residential District, Kaesong, North Korea

6.

Há pequenas feiras que vendem comida nas ruas da Coreia do Norte, mas a maioria delas vende a mesma coisa: kimchi. Trata-se de um prato típico do país, feito com base em hortaliças e temperos picantes e bem fortes. É comum, no entanto, que os estrangeiros não se deem muito bem com a comida quando a experimentam pela primeira vez.

Women Selling Food In The Street, Hamhung, North Korea

7.

Há uma série de proibições no que diz respeito a fotografar estátuas que mostrem os líderes da Coreia do Norte. Para se ter uma ideia, você não pode fotografar a parte de trás das estátuas, não pode imitá-las durante o registro, e nem cortar a cabeça ou as pernas do monumento.

The Two Statues Of The Dear Leaders In Grand Monument Of Mansu Hill, Pyongyang, North Korea

8.

Mais uma foto que poderia acarretar problemas ao fotógrafo. O motivo? A imagem claramente chama atenção para a precariedade do transporte público do país, o que obviamente não gera uma boa imagem para o regime.

North Korean Red Tramway, Pyongyang, North Korea

9.

A maioria dos norte-coreanos vive em casas como essas, que normalmente são bem desconfortáveis.

Kaesong old quarter - North Korea

10.

As autoridades também não costumam ser muito amigáveis com fotos que mostrem os trilhos de trem espalhados pela cidade, já que eles não colaboram muito para a beleza da paisagem local.

Queueing in Pyongyang - North Korea

11.

Os moradores locais não são muito abertos às fotografias, e desde pequenos são ensinados a ter medo dos estrangeiros. Isso explica a reação desta senhora ao perceber que estava sendo fotografada.

"Help" or "No Photo" ? Hamhung North Korea

12.

As fábricas também são consideradas pontos estratégicos do país. Portanto, os estrangeiros podem observá-las, porém não podem acessar seu interior, muito menos fotografá-las.

Hamhung chemical factory - North Korea

13.

Esta fotografia mostra um falso teste médico para turistas que acessam a Coreia do Norte. Na imagem, é possível ver que a mulher está fechando um dos olhos com uma colher, mas ao mesmo tempo está com o outro olho também fechado. Pelo visto, os atores norte-coreanos também cometem erros.

Fake medical test for tourists visits - Pyongyang hospital North Korea

14.

Na Coreia do Norte, as crianças são acostumadas a trabalhar desde muito cedo, e o trabalho coletivo nos campos é uma obrigação da infância. Por um lado, essas crianças são utilizadas como mão de obra gratuita, mas por outro, a taxa de analfabetismo no país é extremamente baixa. Estima-se que 99% das pessoas saibam ler e escrever na Coreia do Norte.

North Korean children going to do collective works in the fields, Pyongan Province, Pyongyang, North Korea

15.

Fotografias como essa não são permitidas pois podem ser manipuladas para servir como prova de que as pessoas passam fome na Coreia do Norte. Entretanto, na verdade, esses homens estão arrancando as folhas amareladas para deixar este gramado com uma aparência melhor.

Starving or gardening? North Korea

16.

Outra imagem mostrando o trabalho de mulheres envolvidas em atividades com o Exército Norte-Coreano.

Soldiers women in the countryside - North Korea

17.

Por conta da falta de combustível no país, a maioria dos veículos norte-coreanos funciona à base de gás.

Vapor truck on the road - North Korea

18.

De acordo com Eric, um dos guias turísticos tomou sua câmera fotográfica depois desta imagem. O motivo é bem claro: Ela mostra bem a condição de pobreza do país.

Poor village in Chilbo sea area - North Korea

19.

Olhando de relance, esta imagem pode parecer bastante comum, mas preste um pouco mais de atenção e você vai perceber que o computador está desligado. As quedas de luz são bastante comuns na Coreia do Norte, já que existem poucas estações elétricas por lá.

Portrait of a North Korean girl using a computer without electricty during a tourist visit, South Hamgyong Province, Hamhung, North Korea

20.

As autoridades gostam de dizer que estas cercas são construídas pensando na segurança dos cidadãos. Entretanto, fica bem claro que esta é uma medida para proibir a saída dos cidadãos do território nacional.

Barb wires along the coast - North Korea

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.