15 fatos sobre o bizarro caso de Phineas Gage

Phineas Gage, apesar do incidente da haste de ferro, era um homem comum: tinha um emprego, uma família e amigos. Ele tentou voltar à vida que tinha antes do incidente. Depois que se recuperou, só viveu por mais alguns anos antes de morrer de uma doença convulsiva, mas sua história ficou tão conhecida ao ponto que, até hoje, ainda falamos sobre ele.

O caso de Phineas Cage foi o primeiro em demonstrar que podemos dizer definitivamente que uma lesão no cérebro pode produzir algum tipo de mudança na personalidade.

Aqui estão quinze coisas que você precisa saber sobre Phineas Gage: seus primeiros dias, as consequências de sua morte e seu legado.

15. Phineas Gage era, provavelmente, mais jovem do que você imagina

Ele tinha apenas 25 anos quando o acidente aconteceu.

14. 13 de setembro de 1848 – o dia em que a haste de ferro atravessou seu crânio

Aconteceu enquanto ele trabalhava, em um dia comum. Depois de uma explosão, uma haste de ferro perfurou sua bochecha esquerda, passou por trás de sua órbita e saiu pelo topo da cabeça. O pedaço de ferro basicamente destruiu o lobo frontal esquerdo do cérebro.

13. O ferro pesava 13 quilos

12. Ele continuou andando e falando por alguns minutos depois do acidente

11. O médico pôde ver seu cérebro caindo

O ferro passou por baixo do osso zigomático, por trás dos olhos, destruiu um dos dentes molares superiores e passou pela parte inferior do seu lobo frontal esquerdo. Depois de conseguir caminhar por 25 metros, ele caiu no chão, e as pessoas que o ajudaram disseram que podiam sentir a substância que descendia pela haste.

Use o menu abaixo para continuar vendo o post

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...