Se você é um homem com uma parceira feminina e não tem um corpo de capa de revista, pergunte a ela que tipo de físico ela gosta nos homens. Vá em frente, pergunte. Vamos esperar.
Já perguntou? Se ela não mencionou “abdominais extremamente definidos,” “bíceps volumosos e oleados,” ou “peitorais que podem dançar sob comando,” ela pode estar poupando seus sentimentos, de acordo com um estudo da Universidade Griffith em Queensland.
O estudo investigou o quanto a força física afeta a atratividade masculina. Mulheres foram mostradas fotos de torsos masculinos sem cabeça e pedidas para avaliar sua atratividade ou força física percebida. As fotos mostravam dois grupos de homens: estudantes universitários regulares e caras que malham de três a cinco vezes por semana. A força real de todos os homens foi testada.
Para fins científicos, aqui estão alguns torsos para você avaliar mentalmente.
Fez suas avaliações? De acordo com o estudo, se você preferiu os corpos menos musculosos (como o da segunda foto), você está na minoria. Das 160 mulheres pesquisadas, nenhuma achou os corpos menos musculosos mais atraentes.
O autor principal, Aaron Sell, disse ao The Guardian: “Não ficamos surpresos que as mulheres acharam homens fisicamente fortes atraentes… o que nos surpreendeu foi o quão poderoso esse efeito foi.”
“Nossos dados não encontraram sequer uma única mulher que preferisse corpos masculinos mais fracos ou femininos.”
A principal descoberta do estudo: o maior preditor de atratividade era a força física percebida. Os homens que pareciam mais fortes constituíam 70% dos mais atraentes. Análises adicionais revelaram que as mulheres também preferiam homens altos e magros.
Publicado nos Proceedings of the Royal Society B, a pesquisa desafia a ideia de que a força é atraente até certo ponto, depois do qual você é “musculoso demais” e menos atraente. Os pesquisadores sugerem que estudos anteriores que usaram desenhos em vez de fotos levaram a esse equívoco.
Se você não tem a forma corporal ideal, não entre em pânico. Primeiro, aparência não é tudo. Ninguém está escolhendo parceiros apenas com base em fotos de torsos. Segundo, este não foi um estudo massivo – 160 mulheres não é um tamanho de amostra grande, e mais pesquisas são necessárias. Outros estudos mostraram que as mulheres muitas vezes preferem rostos mais femininos, que não são tipicamente encontrados em corpos super musculosos.
Os pesquisadores ofereceram alguma consolação: “Mesmo que você esteja um pouco acima do peso, parecer forte pode compensar isso. Basicamente, ser um cara forte e gordo é aceitável, o que acredito que trará conforto para muitos.”