Início » Ciência » Pesquisadores explicam como o núcleo da Terra começando a girar para trás nos afetará

Pesquisadores explicam como o núcleo da Terra começando a girar para trás nos afetará

Lucas R.

Publicado em

Pesquisadores explicam como o núcleo da Terra começando a girar para trás nos afetará
Pesquisadores sugeriram que o núcleo interno parou de girar e agora está girando ao contrário, e falaram sobre o impacto que isso trás.

Pesquisadores esta semana sugeriram que o núcleo interno da Terra parou de girar e agora pode estar girando ao contrário, falaram sobre o impacto que isso pode ter no planeta.

Os cientistas Yi Yang e Xiaodong Song, da Universidade de Pequim, na China, publicaram um artigo na Nature Geoscience que sugere que o núcleo interno do nosso planeta parou temporariamente de girar e agora pode até estar “experimentando um retrocesso em uma oscilação multidecadal, com outro ponto de virada no início dos anos 1970′. Os pesquisadores coletaram dados observando ondas sísmicas de terremotos que atingiram o núcleo.

Um terremoto com magnitude superior a cerca de 5,0 pode gerar ondas sísmicas que penetram no núcleo interno, muito parecido com uma tomografia computadorizada na estrutura do núcleo interno ao longo do caminho de raios.

Pesquisadores explicam como o núcleo da Terra começando a girar para trás nos afetará 2

Os pesquisadores compararam os resultados da ‘tomografia computadorizada’ (ou seja, seus sismogramas) e inferiram a rotação do núcleo interno a partir da diferença dos dois sismogramas (forma de onda e tempos de chegada).

O estudo mostrou que o padrão de rotação do núcleo interno da Terra variou nas últimas décadas e que parou por volta de 2009, após o que teve uma rotação ligeiramente reversa. Os cientistas sugerem que essas mudanças fazem parte de um ciclo de “oscilação”, que provavelmente durará sete décadas.

Embora o impacto disso em nossas vidas diárias possa ser pequeno, os pesquisadores observam que o padrão rotacional interno da Terra “coincide com várias observações geofísicas importantes”, incluindo mudanças no campo magnético do planeta, que podem afetar a duração dos dias em alguns segundos. No entanto, os pesquisadores dizem que o impacto em nossas vidas diárias é “provavelmente pequeno”, mas pode ter uma “influência de longo prazo por décadas ou mais”.

Os pesquisadores sugerem que a reversão tem um impacto no campo magnético da Terra e sua rotação, o que significa que pode afetar alguns processos da superfície, como o nível do mar e a temperatura. Eles esperam que o núcleo interno gire para o oeste em relação à superfície da Terra nos próximos anos e décadas, mas mais estudos são necessários para compreender essas mudanças.

Vale lembrar que isso não está diretamente ligado a reversão completa do campo magnético, que ocorre em uma escala de tempo muito maior, e que essa sim pode ter um impacto maior em nossas vidas.

Esta pesquisa é significativa porque demonstra a capacidade de estudar o funcionamento interno da Terra usando ondas sísmicas e destaca a importância da operação contínua de redes sísmicas de alta qualidade no monitoramento do núcleo interno da Terra.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.