Pular para o conteúdo

Pesquisa polêmica sugere que donos de gatos são mais inteligentes

Algumas pessoas insistem em dizer que os gatos não são tão amigáveis e carinhosos como os cães, mas quem tem felinos em casa sabe que as coisas não são bem assim. Os gatos também servem como boa companhia em nossas casas, e de acordo com um estudo, podem revelar também alguns traços sobre a nossa personalidade.

A pesquisa envolveu a Universidade da Flórida, a Universidade Carroll e a Universidade Marquette, e revelou que as pessoas tendem a escolher animais de estimação que combinem com seus hábitos e preferências.

Utilizando-se de conhecimentos adquiridos em pesquisas anteriores, os autores deste novo estudo analisaram as personalidades de cães e gatos e as compararam com as de seus donos. Entre os fatores analisados estavam o afeto, a estabilidade emocional, vivacidade, dominância, e outros. E de forma, digamos, pouco surpreendente, os pesquisadores concluíram que os donos de cães costumam ser alegres e extrovertidos, enquanto os donos de gatos possuem uma personalidade um pouco mais sensitiva e criativa, além de terem maior “afinco” na hora de defender seus interesses e opiniões. Isso pode ser observado, por exemplo, na personalidade dos próprios animais, visto que os cães costumam cobrar os “passeios” muito mais que os gatos, por exemplo, além dos cachorros serem também mais extrovertidos e brincalhões, de modo geral.

O que talvez tenha sido a descoberta mais chamativa do estudo, no entanto, é que os donos de gatos se mostraram mais inteligentes do que aqueles que vivem com cães. Para chegar nesta conclusão, os pesquisadores levaram em conta os resultados obtidos em testes de raciocínio e “inteligência geral” aplicados ao participantes.

Pesquisa polêmica sugere que donos de gatos são mais inteligentes

Shutterstock

Vale ressaltar, no entanto, que todos os entrevistados durante a pesquisa eram estudantes universitários, o que quer dizer que os pesquisadores não podem afirmar que estas descobertas podem também ser aplicadas diretamente a outros grupos e faixas etárias.