Peixe que supostamente “prevê” desastres é achado na costa do Chile antes de terremoto

Os moradores ficaram boquiabertos depois que um peixe-remo de 4,5 metros – que, segundo rumores, é um sinal de terremotos iminentes – apareceu em uma praia no Chile.

O enorme peixe-remo – que é o maior peixe ósseo do mundo, capaz de crescer mais de 10 metros de comprimento – apareceu na segunda-feira, dia 7, costa de Talcán, nas Ilhas Desertoras do Chile.

As imagens mostraram o habitante das profundezas que prevê tremores, que tem escamas prateadas, uma borla de cabeça laranja ardente e uma barbatana dorsal atravessando seu corpo da cabeça à cauda.

Este avistamento foi particularmente raro, dado que as espécies geralmente residem em profundidades de até 1 quilômetro. E preocupou moradores – isso porque, de acordo com as crenças locais, esses animais, quando vistos em terra, trazem o prenúncio de um terremoto.

Talvez seja coincidência, mas um tremor de terra realmente aconteceu no dia seguinte à aparição do peixe. Não foi forte – 5,3 graus na escala Richter e a uma profundidade de 79 quilômetros.

A crença local tem origem em lendas provenientes do Japão. Elas dizem que quando um peixe-remo, conhecido no Oriente como Ryugu no tsukai (“mensageiro do palácio do deus do mar”), é visto em praias, alguma tragédia vai acontecer.

De fato, alguns peixes deram às caras na região de Fukushima antes do devastador terremoto e tsunami que atingiu o país em 2011.

Mas tudo provavelmente é apenas uma grande coincidência. A Rede Geocientífica do Chile reiterou que “não existe evidências científicas da relação entre esse peixe e terremotos, correspondendo apenas a uma lenda”.

buy metformin metformin online