Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Parecem inofensivas, mas essas 12 substâncias mortais podem estar na sua casa neste exato momento

Estes itens comuns podem estar causando danos à sua saúde e à de sua família, de modo que vale muito a pena conhecer essas substâncias mortais que podem estar aí ao seu lado e tomar uma providência com relação a elas:

12 – Teflon

Mistérios do Mundo

O teflon e outros revestimentos antiaderentes são feitos com perfluorooctanoic (PFOA) ou acidpolytetrafluoroetheylene (PTFE), e estes produtos químicos podem causar defeitos congênitos como níveis anormais da tireóide, inflamação do fígado, defesas imunes enfraquecidas, entre outros graves.

Para solucionar o problema, opte por utensílios de ferro fundido ou de cerâmica, ou procure panelas revestidas com materiais que levam o selo de ecologicamente corretos.

11 – Garrafinhas plásticas

 Mistérios do Mundo

Muitas garrafas plásticas de policarbonato foram feitas com Bisfenol A, um produto químico que interrompe o sistema endócrino do corpo, imitando o papel dos hormônios naturais do organismo. O BPA é liberado quando o plástico é aquecido após certas temperaturas.

10 – Mantenha sua pele livre dos parabenos

Mistérios do Mundo

 Os parabenos são produtos químicos que impedem a formação de bactérias e agem como um conservante, presentes em desodorantes, loções, batons, shampoos, etc.

Estudos têm mostrado que alguns parabenos podem imitar a atividade do hormônio estrogênio nas células do corpo, e eles foram encontrados presentes em tumores de mama. No entanto, ainda não há uma ligação conclusiva entre parabenos e câncer, mas se você está desconfiado, é bom usar produtos livres deste componente.

9 – Cuidado com os sulfatos

Mistérios do Mundo

Os sulfatos são produtos químicos que fazem seus shampoos terem aquela espuma agradável, que dá a sensação de limpeza. Eles podem causar uma série de problemas para os seus cabelos, incluindo a secagem, irritando o couro cabeludo, além de desbotarem sua coloração e fazer seus cabelos caírem. Opte sempre pelas opções mais ecológicas que os químicos são reduzidos nestes casos.

8 – Formaldeído – que não é apenas para preservar mortos…

 Mistérios do Mundo

Este líquido inflamável está associado com o câncer, sendo usado em uma variedade de itens domésticos, incluindo madeira compensada e outros produtos de madeira prensada.

Outra fonte potencial de exposição ao formaldeído é o uso de aparelhos de queima não ventilados, como fogões a gás, fogões a lenha e aquecedores de querosene. Você ficará exposto a literalmente à fumaça de formaldeído, o que é muito perigoso.

7 – Mofo não deve ser bem-vindo em sua casa

Mistérios do Mundo

Embora o mofo não possa ser a substância a mais perigosa nesta lista, ele pode conduzir a alguns problemas respiratórios sérios, particularmente nas crianças.

O mofo é um alérgeno comum que pode causar ataques alérgicos – e pior – ataques de asma. Mantenha seus banheiros limpos com um limpador de superfície e use um desumidificador em torno da casa, se você morar em um ambiente úmido (principalmente em praias).

6 – Sapatos são ótimos para andar – mas não dentro de casa

Mistérios do Mundo

Muitas culturas possuem o hábito de deixarem seus sapatos fora da porta principal da casa, tanto pela higiene como pelos químicos presentes em gramados e asfaltos.

Eles também podem trazer algumas bactérias bastante brutas e letais graças a suas idas aos banheiros públicos.

 5 – Sabão antibacteriano deveria ser proibido

Mistérios do Mundo

Na verdade esse tipo de sabão faz mais mal do que bem: não só produz tipos de bactérias resistentes aos antibióticos –  o triclosan antimicrobiano químico, usado em algumas pastas de dentes e sabonetes antibacterianos, pode também interromper a função da tireóide e dos níveis hormonais nas pessoas.

Isso acontece devido a função procriadora prejudicada das bactérias na água com o produto, que geram outras totalmente anormais.

 4 – Fragrâncias em geral

Mistérios do Mundo

Muitas fragrâncias falsas como as que são colocadas em detergentes e sabonetes por exemplo, podem ser altamente prejudiciais à saúde.

Como uma alternativa de limpeza refrescante, tente colocar tigelas de bicarbonato de sódio ou vinagre branco para refrescar os pontos da casa e purificar o ar.

3 – Alimentos enlatados

Mistérios do Mundo
As garrafas de plástico não são os únicos lugares onde o BPA pode ser encontrado. O alumínio que compõe as latas em nossos alimentos na despensa também pode abrigar químicos nocivos.

Para resolver o problema, basta optar por alimentos mais frescos – a sua saúde agradece.

2 – Vaselina

Mistérios do Mundo
A vaselina é um subproduto do processo de refinamento de petróleo – isso certamente deve te deixar um pouco assustado ao ver que é vendido junto aos itens de cuidados pessoais em farmácias.

Os componentes que compõem a vaselina (particularmente os genéricos) são conhecidos por serem cancerígenos. Para alívio da pele seca, tente produtos naturais como cera de abelha, óleo de coco, ou manteiga de karité, como também alguns cosméticos com marcas ecologicamente corretas.

1 – Patinhos de borracha

 Mistérios do Mundo

Os pais com filhos pequenos devem ter um cuidado redobrado com alguns brinquedos: esses produtos químicos industriais podem comprometer as funções de uma criança, já que os tipos de plástico comumente encontrados podem atrapalhar o desenvolvimento dos testículos, bem como danificar os pulmões e rins.

As crianças ainda levam estes brinquedos à boca, por isso é mais importante procurar linhas mais ecológicas, mesmo que elas custem mais caro e tenham etiquetas de segurança.

[Guff]

Comentários
Carregando...