Imagine o mundo como sala de aula do seu filho, onde o currículo é autodirigido e o sino toca quando eles decidem. Essa é a vida da família Allen em Brighton, no Reino Unido.
Os pais Adele e Matt Allen, ambos com 39 anos, seguem seu próprio ritmo, rompendo com as normas tradicionais de paternidade em favor da “autonomia infantil”. No mundo deles, as crianças – Ulysses, de 12 anos, Ostara, de 8, e Kai, de 4 – definem suas próprias rotinas, currículos e até listas de tarefas, segundo New York Post.
A jornada dos Allen começou com a adesão à “vida frugal e natural” antes de seus filhos nascerem. Como Adele coloca, “Nós adotamos a vida natural antes de termos nossos filhos, então isso se tornou uma progressão natural que continuou e começou a afetar todas as nossas decisões depois que eu engravidei.”
Estilo de vida alternativo para os pais e filhos
Esse estilo de vida alternativo se estende às suas visões sobre saúde e educação. Em vez de vacinações e check-ups médicos regulares, os Allen se inclinam para remédios naturais e à base de ervas. A educação formal dá lugar à “desescolarização” – uma abordagem centrada na criança, onde a aprendizagem gira em torno dos interesses dos filhos, e nem sequer os ensinam a ler ou escrever, apenas quando eles quiserem.
Como Adele explica, isso não significa que não exista orientação. Em vez disso, trata-se de envolver as crianças em suas decisões de vida. “Acreditamos na autonomia da criança e em permitir que elas tomem conta de suas vidas”, diz ela.
Esse estilo de parentalidade único tem sido tanto elogiado quanto criticado. Mas os Allen permanecem impassíveis. Eles veem os benefícios de sua abordagem nos diversos interesses que suas crianças estão explorando. Por exemplo, o entusiasmo de Ostara pela costura é permitido florescer, enquanto Ulysses navega em sua paixão por animais e computadores.
“Nós apenas seguimos a liderança deles. Se eles querem participar de um clube e experimentar um novo grupo por um pouco, apenas providenciamos isso para eles”, compartilha Adele. Ela está confiante de que seus filhos irão adquirir habilidades essenciais de vida naturalmente, sem a pressão de um ambiente de sala de aula tradicional.
Essa liberdade se estende às rotinas diárias das crianças. Desde acordar naturalmente até decidir quando ir para a cama, desde escolher suas refeições até se oferecer para tarefas, as crianças Allen vivem uma vida de autonomia.
A família Allen oferece vislumbres de seu estilo de vida único através de plataformas de mídia social como Instagram e YouTube. Eles formaram uma comunidade de pessoas com pensamento semelhante e observadores curiosos, embora ocasionalmente enfrentem críticas por seus métodos “não convencionais” de paternidade.
Descartando rótulos de “preguiçosos” ou “cruéis”, os Allen descrevem seu estilo de vida como “intenso”. Seu dia gira em torno de monitorar a saúde e as emoções de seus filhos, respondendo e adaptando-se conforme necessário. Como diz Adele, “Nós não estamos apenas mandando eles para a escola para os professores lidarem.”
O método único de paternidade dos Allen pode não deixar muito espaço para tempo sozinho dos adultos, mas eles não teriam de outra maneira. Eles acreditam em permitir que suas crianças “encontrem sua paixão e não percam tempo em suas vidas, para que saibam quem são até o momento em que tiverem seus próprios filhos.”
E você, o que acha?
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.